As Conquistas Delas: é ano de Copa, o que o futebol feminino reserva para o futuro?

Carregando Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já passou.

As Conquistas Delas: é ano de Copa, o que o futebol feminino reserva para o futuro?

20 de junho / 19:00 - 21:00

Livre
Arte com fundo amarela e os dizeres "As conquistas delas"

A nona edição da Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA será realizada entre os dias 20 de julho e 20 de agosto na Austrália e Nova Zelândia, e acontece no auge da transformação da modalidade, que coleciona recordes de audiência e de investimento nos últimos anos. Além de movimentar o cenário esportivo em escala global, o evento também desperta a necessidade de discutir o presente e o futuro do futebol de mulheres – especialmente no caso de países como o Brasil, em que décadas de proibição legal da prática levaram a atraso no desenvolvimento da modalidade e a desigualdades que persistem até hoje. Para falar sobre o assunto, as Dibradoras realizam no Museu do Futebol o encontro “As Conquistas Delas: é ano de Copa, o que o futebol feminino reserva para o futuro?”, no dia 20 de junho, a partir das 19h.  

No palco, estarão reunidos nomes de diferentes gerações da Seleção Brasileira, que viveram momentos difíceis no passado e hoje fazem parte da mudança de patamar do futebol de mulheres no mundo:  

Rosana Augusto esteve na Copa do Mundo de 2007, em que o Brasil conquistou seu melhor resultado (o vice-campeonato) e foi um dos destaques dessa geração tão vitoriosa. Hoje é treinadora do Red Bull Bragantino, uma das raras mulheres ocupando esse posto. 

Tamires Dias disputou seu primeiro Mundial em 2015 e virou protagonista de uma das equipes mais vitoriosas da história do futebol feminino brasileiro, o Corinthians, além de ser uma das capitãs do Brasil neste ciclo de Copa do Mundo. 

Bia Zaneratto foi camisa 10 da seleção sub-17 com 13 anos, jogou no histórico e vencedor time do Santos, ao lado de Marta e Cristiane, e hoje é um dos grandes nomes do ataque do Palmeiras e da Seleção. 

O debate vai explorar os desafios enfrentados pelo futebol de mulheres até chegar a esse momento e sobre as expectativas para o Mundial que se aproxima. A mediação do bate-papo será feita pela jornalista Renata Mendonça, co-fundadora do Dibradoras e comentarista de futebol do Grupo Globo. 

“É uma honra para nós realizar a 3ª edição desse evento que já faz parte da nossa história e que o Museu do Futebol sempre acolheu. Dar voz às atletas é parte do nosso trabalho como veículo de comunicação, além de ser uma forma de valorizar as histórias das mulheres que por anos foram invisibilizadas”, declarou a jornalista Roberta Nina Cardoso, também co-fundadora do Dibradoras.

A participação é gratuita e não requer inscrição prévia. Basta chegar na hora marcada ao auditório do Museu do Futebol, localizado no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Especialmente para o evento, a exposição Rainhas de Copas ficará aberta até as 19h – portanto, a dica é chegar um pouco mais cedo para curtir a mostra antes do debate.

Detalhes

Data
20 de junho
Hora
19:00 - 21:00
Preço:
Livre
Categoria de Evento:

Local

Auditório do Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/n
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map

Organizadores

Museu do Futebol
Dibradoras
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Governo do Estado de SP