Brincadeiras no Museu | Oficina de Goleiros

Brincadeiras no Museu | Oficina de Goleiros

27 de abril / 11:00 - 12:00

Imagens com os dizeres: Brincadeiras no Museu

Você sabia que dia 26 de abril é comemorado o Dia do Goleiro?

O dono da posição mais ingrata do futebol, sempre sujeito a situações extremas – transita entre a glória de defesas impossíveis e a fatalidade de uma falha decisiva -, o goleiro tem um dia especial para ser reverenciado.  É assim desde 1976, por iniciativa de dois ex-professores da Escola de Educação Física do Exército do Rio de Janeiro, os oficiais Raul Carlesso e Reginaldo Pontes Bielinski.

Um dos pioneiros no trabalho específico para goleiros no Brasil, Carlesso foi o primeiro preparador de goleiros a integrar a comissão técnica da Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo (durante o Mundial da Alemanha, em 1974). O sucesso da iniciativa o motivou a criar o Dia do Goleiro, celebrado inicialmente em 14 de abril de 1975. A data seria alterada no ano seguinte e segue assim até hoje, extensiva também às mulheres que atuam na posição.

A mudança teve um propósito, o de homenagear o goleiro Haílton Corrêa Arruda, conhecido como Manga, que na época ostentava o título de campeão brasileiro pelo Internacional. Hoje com 86 anos e vivendo no Retiro dos Artistas, no Rio, Manga orgulha-se de seu currículo vencedor: fez carreira no Sport, Botafogo, Grêmio e Coritiba, além do Internacional. Ele nasceu em 26 de abril de 1937.

Pelas mulheres, figuram também no pedestal os nomes de Meg, Andreia e Bárbara – as três fizeram história com a camisa da Seleção Brasileira.

E para homenagear os goleiros, o Museu do Futebol realiza neste dia a Oficina de Goleiros.  Na brincadeira, serão organizados dois grupos entre os visitantes desafiados no seu conhecimento de futebol. Quem levar a melhor tem direito a brincar com o gol disponibilizado na área externa do museu.

Fonte: CBF

27 de abril