Curso Racismo e Esporte – Aula 2

Curso Racismo e Esporte – Aula 2

10 de novembro de 2020 / 10:00 - 12:00

Curso Racismo e Esporte. Lições de Resistência. Luiz Gama, fundador da liberdade e do antirracismo. Aula 2, 10/11, 10h às 12h. Com Lígia Fonseca Ferreira.

TEMA: Lições de resistência: Luiz Gama, fundador da liberdade e do  antirracismo

Com Ligia Fonseca Ferreira – Profa. Dra. dos cursos de graduação e pós-graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Conselheira do IDBrasil, organização social de cultura gestora do Museu do Futebol e Museu da Língua Portuguesa.

A aula abordará a trajetória do poeta, advogado e jornalista Luiz Gama (1830-1882), um dos mais notáveis intelectuais negros brasileiros do século XIX, autodidata. Impossível hoje pensar em luta abolicionista, ideias republicanas, defesa dos direitos humanos e combate ao racismo sem evocar a atuação pioneira deste fundador da liberdade que sonhou uma sociedade mais justa no Brasil. Dono de uma vida fascinante, seu principal legado no entanto é sua obra escrita, de reconhecimento tardio, que agora vem à tona, refletindo o pensamento singular e a visão social e política sob a perspectiva de um homem negro, aliás de grande influência em seu tempo. Os escritos de Luiz Gama nos mostram como ainda hoje, com a celebração dos seus 190 anos, as “lições de resistência” do incansável ativista mantêm-se atuais, aplicam-se às mais diversas situações da vida brasileira, especialmente agora quando crescem, aqui e mundo afora, os anseios antirracistas pela igualdade e equanimidade.

Este evento é relacionado à exposição temporária Pelé 80 – O Rei do Futebol. O Museu e a exposição contam com o patrocínio do Itaú Unibanco por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

10 de novembro de 2020
Categoria de Evento: