/governosp
Em live pela plataforma do Youtube do Museu do Futebol, neste dia vai acontecer um bate-papo que vai abordar os processos de concepção, desenvolvimento e implantação de exposições que implicam em muitas frentes de trabalho, como a pesquisa.
No processo de renovação da exposição de longa duração do Museu do Futebol, um dos espaços que fizeram parte desse processo foi a Sala Origens, que trata, a partir de acervos fotográficos e recursos audiovisuais, do futebol no país desde o final do século XIX até meados dos anos 1930, passando pela luta por aceitação de atletas negros nos clubes até a profissionalização do esporte.
A renovação da exposição abriu a oportunidade para a diversificação deste repertório e o evento tem o objetivo de relatar os caminhos percorridos por Marcel Diego Tonini, que coordenou a pesquisa, via Centro de Referência do Museu do Futebol.
Marcel é pesquisador sênior do Centro de Referência do Futebol Brasileiro, do Museu do Futebol. Doutor e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo. Cientista social pela UNESP-Araraquara. Integrante do Ludopédio.