Dia da proibição do futebol feminino

Dia da proibição do futebol feminino

14 de abril / 14:00 - 15:00

Você sabia que o futebol feminino já foi proibido no Brasil?

Por mais de 40 anos, as brasileiras foram proibidas de jogar futebol. O veto começou em 1941, na ditadura do Estado Novo (1937-1945), quando o presidente Getúlio Vargas assinou um decreto-lei tirando das mulheres o direito de praticar esportes “incompatíveis com as condições de sua natureza”. A partir de então, foram frequentes os jogos femininos cancelados por ordem do Conselho Nacional de Desportos (CND), repartição subordinada ao Ministério da Educação. Houve até partidas encerradas à força pela polícia. As mulheres só voltaram a entrar em campo livremente no fim da ditadura militar (1964-1985). Em 1983, o CND considerou o futebol feminino aceitável e o regulamentou.

E neste dia, em memória ao dia da Proibição do Futebol de Mulheres, o Museu do Futebol terá uma apresentação e campeonato de embaixadinhas, liderada pela jogadora freestyle, Karine Duarte.

Fonte: Agência Senado

Área externa do Museu do Futebol