Feira Ilé-Ifè – 1º Feira Afro do Museu do Futebol

Carregando Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já passou.

Feira Ilé-Ifè – 1º Feira Afro do Museu do Futebol

29 de janeiro de 2022 / 10:00 - 17:00

Livre
Ilustração sobre foto da fachada do Estádio do Pacaembu onde se lé Feira Ilé Ifé

Há três motivos fortes para visitar o Museu do Futebol nesse fim de semana: no sábado (29/1), a instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa realiza a Feira Ilé-Ifè – 1ª Feira Afro do Museu do Futebol, com a participação de 15 afroempreendedores que atuam nos segmentos de assessórios, decoração, educação, alimentação e vestuário. O evento marca o encerramento da exposição temporária “Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa”, em cartaz até 30/1, em homenagem ao ídolo do Vasco da Gama e da Seleção Brasileira nos anos 1950 e 1960. É também o último fim de semana do programa Férias no Museu, que oferece atividades gratuitas para todas as idades na área externa do Estádio do Pacaembu.  

A exposição em homenagem a Moacyr Barbosa marca o compromisso antirracista do Museu do Futebol. Ele teve sua trajetória marcada pela construção de uma narrativa racista para a derrota brasileira contra o Uruguai na final da Copa de 1950. A mostra conta a história de Barbosa sob o ponto de vista da carreira vitoriosa que manteve por mais de 20 anos, tendo sido considerado um dos maiores goleiros brasileiros de todos os tempos. Tempo de Reação chama todos os visitantes a refletir sobre o racismo estrutural do futebol e da sociedade no Brasil.  

Por isso a escolha por marcar o encerramento da mostra com uma feira criativa de afroempreendedores. Ifé foi uma antiga cidade africana que prosperou entre os séculos 11 e 15, onde hoje é a Nigéria, graças ao comércio com outros reinos do oeste africano. A Feira Ilé-Ifè – 1ª Feira Afro do Museu do Futebol acontecerá das 10h às 18h na área externa, com acesso gratuito. Às 14h, como parte da programação, haverá apresentação do Pagode na Lata, em frente ao restaurante Bubu. 

E para encerrar a programação do fim de semana, no sábado e domingo das 10h às 17h acontecem os últimos dias do Férias no Museu, que disponibiliza atividades gratuitas para pessoas de todas as idades também na área externa, sob as fachadas do Estádio do Pacaembu. Além dos jogos e brincadeiras que ficam à disposição do público – como mesas de pingue-pongue, pebolim e futebol de botão; badminton, barrinhas de futebol e espaço infantil – haverá também uma escalada inflável, para que os visitantes possam testar sua habilidade sem risco de se machucar.  

Detalhes

Data
29 de janeiro de 2022
Hora
10:00 - 17:00
Preço:
Livre

Local

Museu do Futebol

Organizador

Museu do Futebol
Skip to content
Governo do Estado de SP