Os Jogos Paralímpicos, em Paris, promovem até 8 de setembro a maior reunião mundial de atletas de alta performance competindo em variadas modalidades esportivas adaptadas para pessoas com deficiência. Por trás da festa transmitida internacionalmente, no entanto, há muitas histórias pessoais que demonstram os desafios que a inclusão universal nos esportes ainda enfrenta – como alta exigência, pressão por resultados e dificuldades na obtenção de patrocínios. Para discutir essas questões, o Museu do Futebol promove na sexta-feira (6/9), a partir das 19h, o Fut-encontro os desafios da inclusão de pessoas com deficiência nos esportes, com acesso gratuito.
O encontro acontecerá na Sala Grande Área, no térreo do Museu do Futebol, e também terá transmissão pelo canal da instituição no YouTube. Terá a participação de Adriano Dolph, jornalista esportivo com passagem pela TV Gazeta, mestre de cerimônia, escritor e CEO da plataforma digital de conteúdo esportivo Goool de Placa; Giane Vieira, técnica em enfermagem e colunista do jornal Emancipados; Vinicius Gomes, animador gráfico e baterista; Claudinei dos Santos, atleta de futebol para amputados, com passagens por Corinthians, Bola pra Frente e atualmente no Mamonas Futebol para Amputados; Diego Nunes, um dos fundadores da Confederação Paulista de Futebol para Amputados; e Leandro Gatto, engenheiro, palestrante e atleta com atuação em vários setores dos esportes adaptados, como tênis de cadeira, handbike e paratriatlo.
A ideia é que o encontro seja uma conversa pública sobre o ciclo paralímpico e o tema acessibilidade no esporte, pensando no alto rendimento e na prática esportiva como ferramenta de lazer, atividade física e terapia corporal. A mesa vai abordar o momento do Brasil nos esportes paralímpicos, os grandes nomes que fizeram história, o trabalho de base e instituições e pessoas de referência que atuam na área.