Lançamento do Relatório Anual da Discriminação Racial no Futebol 2020

Lançamento do Relatório Anual da Discriminação Racial no Futebol 2020

8 de outubro de 2021 / 10:00 - 12:00

Na próxima sexta-feira (8), às 10h, o Museu do Futebol será palco do evento virtual de lançamento do Relatório Anual da Discriminação Racial 2020, feito pelo Observatório da Discriminação Racial no Futebol em parceria com o Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e apoio do Facebook.

Em sua sétima edição, o Relatório é uma análise sistêmica dos incidentes raciais e casos de preconceito e discriminação ocorridos no esporte brasileiro entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2020, com foco especial no futebol.

O relatório deste ano conta com o apoio do Facebook e traz 76 ocorrências discriminatórias, sendo 68 em território nacional e outras oito com atletas brasileiros no exterior, dos quais 83% estão relacionadas com o futebol, sejam esses fatos gerados através da internet, estádios ou outros espaços que envolvam agentes relacionados com o esporte bretão. Incidentes em outras modalidades como basquete, surf, e-Sports e UFC, também serão apresentados. O lançamento oficial ainda apresentará dados sobre os casos julgados pela Justiça Desportiva, locais dos incidentes e os envolvidos, além do histórico dos casos monitorados e seus desdobramentos ao longo dos sete anos de trabalho do Observatório.

Participarão do evento Marcelo Carvalho, Diretor do Observatório da Discriminação Racial no Futebol; Marcel Tonini, Doutor em História Social e integrante da equipe de curadores da exposição “Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa”; Rafaelle Seraphim, jornalista do Grupo Globo e umas das criadoras do podcast Ubuntu Esporte Clube; o ex-jogador e comentarista Grafite; o ex-jogador e vice-presidente da Federação Paulista de Futebol, Mauro Silva; e a jogadora de futebol Suellen Rocha.

TRANSMISSÃO

Facebook e YouTube do Museu do Futebol

Facebook e YouTube do Observatório da Discriminação Racial no Futebol

Facebook do Museu da UFRGS

O evento está relacionado à exposição temporária “Tempo de Reação – 100 anos do Goleiro Barbosa”, que celebra a trajetória do ex-goleiro da Seleção Brasileira e do Vasco, Moacyr Barbosa (1921-2000), que ao lado dos outros jogadores negros do time, foi injustamente responsabilizado pela derrota do Brasil para o Uruguai no “Maracanazzo” em 1950.

PATROCÍNIO E APOIO

A exposição temporária “Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa”, parte da Temporada do Museu e em cartaz até 21/11, conta com patrocínio do SporTV, e com apoio da EMS Farmacêutica por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem como parceiro a Poker Esportes e consultoria de conteúdo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Coletivo Pretaria e Malik Esporte e Cultura.

A Temporada 2021 do Museu do Futebol tem o patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, que também patrocina o programa “Museu Amigo do Idoso”. Tem como apoiadores: SporTV/Globo, EMS Farmacêutica, TIVIT, Evonik Brasil e Pinheiro Neto Advogados. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a organização social responsável pela sua gestão. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

8 de outubro de 2021

Observatório da Discriminação Racial no Futebol