Lançamento de livro: Fisiologia das Emoções

Carregando Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já passou.

Lançamento de livro: Fisiologia das Emoções

11 de fevereiro de 2023 / 14:00 - 17:00

Livre
Arte com fundo amarelo, capa de livro e texto em preto e branco, dizendo: Lançamento do livro Fisiologia das Emoções

O Museu do Futebol recebe, no dia 11 de fevereiro, o lançamento do livro “Fisiologia das Emoções”, das autoras Aline Colares e Heloísa Reis. Trata-se de um estudo inédito sobre as emoções no futebol, vivenciadas por torcedores fanáticos durante dois jogos do Corinthians.

Na pesquisa buscou-se, a princípio, recapitular o desenvolvimento filosófico e fisiológico da teoria das emoções ao longo do tempo, estabelecer o significado de torcer para os fanáticos e evidenciar suas emoções autopercebidas e relatadas em diferentes situações de jogo (fazer um gol, perder a chance de gol, sofrer um gol, vitória e derrota).

O engate entre sociologia e a fisiologia do esporte se estabelece quando a experiência emocional desses torcedores na hora da partida é agregada a análise de marcadores bioquímicos (cortisol e glicose) e hemodinâmicos (pressão arterial e frequência cardíaca) a fim de dar início às investigações da trilha emocional impressa no corpo pelo ato de torcer pelo seu time de futebol.

Além das autoras, haverá também uma fala do convidado Alex Minduim, ex presidente da Anatorg – Associação brasileira de torcidas organizadas.

Detalhes

Data
11 de fevereiro de 2023
Hora
14:00 - 17:00
Preço:
Livre

Local

Auditório do Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/n
São Paulo, SP Brasil

Organizador

Museu do Futebol
Skip to content
Governo do Estado de SP