Proibidas e insurgentes | Mesa inaugural – Memória da mulher no esporte

Carregando Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já passou.

Proibidas e insurgentes | Mesa inaugural – Memória da mulher no esporte

30 de março / 17:00 - 19:00

Proibidas e insurgentes: Mesa inaugural - memória da mulher no esporte

No dia 14 de abril de 1941, o então presidente Getúlio Vargas sancionou a Lei 3.199, que cerceava o direito das mulheres à prática de algumas modalidades esportivas, como o futebol, sob a justificativa de que o esporte não era “compatível” com o corpo feminino.

Oito décadas depois, as atletas brasileiras ainda lidam com a discriminação e o atraso que a proibição legou a certas modalidades. Para discutir as razões pelas quais o conceito cultural de gênero ainda impacta a vida das mulheres dentro e fora do esporte, o Museu do Futebol realiza o webinário “Proibidas e Insurgentes: Os 80 anos da lei que vetou mulheres no esporte – Lutas, conquistas e reflexões para o futuro”

Com curadoria da pesquisadora Silvana Goellner e da jornalista Lu Castro, o evento será dividido em cinco módulos, entre 30 de março e 27 de abril. As mesas serão sempre às terças-feiras, das 17h às 19h, com transmissão pelo Facebook e YouTube do Museu. Haverá emissão de certificado de participação SOMENTE mediante inscrição prévia via plataforma Sympla. As inscrições para a mesa inaugural Memória da Mulher no Esporte já estão abertas aqui: https://bit.ly/3d1QPdX.

 

PROGRAMAÇÃO 

Resgate da memória de atletas inviabilizadas
Com Silvana Goellner, professora titular da UFRGS (aposentada). Doutora em Educação.  Ex-coordenadora da CEME. Pesquisadora do CNPQ. Colunista no portal Ludopédio. Ativista do futebol de mulheres.


Apagamento: histórias da periferia e da várzea
Com Mariane Pisani, professora e antropóloga na Universidade Federal do Tocantins. Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina e bacharel em Ciências Sociais pela mesma instituição.


Registros pós-proibição, resgate do futebol de mulheres a partir da convivência com atletas e história oral
Com Enny Moraes, professora-adjunta da Universidade do Estado da Bahia. Curso de Licenciatura em Educação Física – Departamento de Educação. Mestre em História da Educação Física pela Universidade Gama Filho (RJ). Doutora em História Social pela PUC/SP.


Outros esportes
Com Kátia Rúbio, professora associada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados da USP e membro da Academia Olímpica Brasileira. É colunista do Caderno de Esporte do jornal Folha de São Paulo. Tem 33 livros publicados, sendo 12 deles como autora e como 21 organizadora na área de Psicologia do Esporte e Estudos Olímpicos.

 

Mediação: Ludmila Mourão
Professora da Faculdade de Educação Física e Desporto, atuando na graduação e no programa de mestrado e doutorado em Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pós-doutorado na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal. Doutorado na Universidade Gama Filho, em Educação Física & Cultura, no tema das “Representações sociais da mulher brasileira no esporte: da segregação à popularização”, defendida em 1998.

Inscrição

Vídeo

Detalhes

Data
30 de março
Hora
17:00 - 19:00
Website:
https://bit.ly/3d1QPdX

Local

Facebook e YouTube

Organizadores

Museu do Futebol
Chevening Sport Business Alumni
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support