Proibidas e insurgentes | Mesa inaugural – Memória da mulher no esporte

Proibidas e insurgentes | Mesa inaugural – Memória da mulher no esporte

30 de março de 2021 / 17:00 - 19:00

Proibidas e insurgentes: Mesa inaugural - memória da mulher no esporte

No dia 14 de abril de 1941, o então presidente Getúlio Vargas sancionou a Lei 3.199, que cerceava o direito das mulheres à prática de algumas modalidades esportivas, como o futebol, sob a justificativa de que o esporte não era “compatível” com o corpo feminino.

Oito décadas depois, as atletas brasileiras ainda lidam com a discriminação e o atraso que a proibição legou a certas modalidades. Para discutir as razões pelas quais o conceito cultural de gênero ainda impacta a vida das mulheres dentro e fora do esporte, o Museu do Futebol realiza o webinário “Proibidas e Insurgentes: Os 80 anos da lei que vetou mulheres no esporte – Lutas, conquistas e reflexões para o futuro”

Com curadoria da pesquisadora Silvana Goellner e da jornalista Lu Castro, o evento será dividido em cinco módulos, entre 30 de março e 27 de abril. As mesas serão sempre às terças-feiras, das 17h às 19h, com transmissão pelo Facebook e YouTube do Museu. Haverá emissão de certificado de participação SOMENTE mediante inscrição prévia via plataforma Sympla. As inscrições para a mesa inaugural Memória da Mulher no Esporte já estão abertas aqui: https://bit.ly/3d1QPdX.

Resgate da memória de atletas inviabilizadas
Com Silvana Goellner, professora titular da UFRGS (aposentada). Doutora em Educação.  Ex-coordenadora da CEME. Pesquisadora do CNPQ. Colunista no portal Ludopédio. Ativista do futebol de mulheres.

Apagamento: histórias da periferia e da várzea
Com Mariane Pisani, professora e antropóloga na Universidade Federal do Tocantins. Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina e bacharel em Ciências Sociais pela mesma instituição.

Registros pós-proibição, resgate do futebol de mulheres a partir da convivência com atletas e história oral
Com Enny Moraes, professora-adjunta da Universidade do Estado da Bahia. Curso de Licenciatura em Educação Física – Departamento de Educação. Mestre em História da Educação Física pela Universidade Gama Filho (RJ). Doutora em História Social pela PUC/SP.

Outros esportes
Com Kátia Rúbio, professora associada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados da USP e membro da Academia Olímpica Brasileira. É colunista do Caderno de Esporte do jornal Folha de São Paulo. Tem 33 livros publicados, sendo 12 deles como autora e como 21 organizadora na área de Psicologia do Esporte e Estudos Olímpicos.

Mediação: Ludmila Mourão
Professora da Faculdade de Educação Física e Desporto, atuando na graduação e no programa de mestrado e doutorado em Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pós-doutorado na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal. Doutorado na Universidade Gama Filho, em Educação Física & Cultura, no tema das “Representações sociais da mulher brasileira no esporte: da segregação à popularização”, defendida em 1998.

30 de março de 2021
Website: