A exposição Futebol de Brinquedo, realizada pelo Museu do Futebol, recebeu a medalha de Prata no 14º Prêmio Brasileiro de Design. O trabalho desenvolvido pelo estúdio Radiográfico foi reconhecido na categoria Design de Ambientes – Instalações e Exposições. A mostra ficou em cartaz entre outubro de 2023 e junho de 2024 na sede do Museu.
O design criado por Stella Tennenbaum e Camila Nader propôs o uso de grafismos modulares coloridos, que podiam ser combinados de maneira lúdica nos vários elementos da exposição, como vitrines, pisos, sinalização visual e experiências interativas. A proposta dialogava com o recorte temático da exposição – exibir brinquedos analógicos inspirados no futebol.
Um dos pontos altos do projeto foi a produção de flâmulas coloridas com os grafismos, que foram costurados às peças, como num trabalho de patchwork. Este foi o segundo prêmio recebido pela exposição, que também ganhou medalha de prata no Latin American Design.
Você pode conferir a exposição neste registro em 3D disponibilizado pelo Museu: https://museudofutebol.org.br/brinquedovirtual/
Futebol de Brinquedo teve máster do Banco Bmg, patrocínio da Goodyear, da Rede e da Sabesp; e apoio da Cabot – todos por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.
Em 2022, o Museu do Futebol foi reconhecido também com a comunicação visual da exposição 22 em Campo, criada por Kiko Farkas e selecionada pela Bienal Iberoamericana de Design.