EXPOSIÇÃO ITINERANTE
CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol
Mais que uma exposição, um manifesto pela igualdade! Depois de ter sido vista por quase 200 mil visitantes no Museu do Futebol, em São Paulo, a exposição “CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol”, fez história ao circular pelas cidades de Araraquara, São José dos Campos, Santos e Leme incorporando conteúdos sobre a história do futebol feminino em cada uma delas.
Exposição encerrada.
Cidades por onde passou:
• Araraquara (de 28/01/2023 a 16/04/2023)
• São José dos Campos (de 12/01/2023 a 31/10/2023)
• Santos ( de 27/11/2023 até 31/03/2024)
• Leme ( 29/06/2024 até 30/11/2024)

CONTRA-ATAQUE! na estrada
A CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol foi realizada originalmente em 2019, na sede do Museu, como foco em resgatar histórias de resistência de mulheres que seguiram jogando mesmo durante a proibição legal do futebol feminino no Brasil, entre 1941 e 1979 – um passado muitas vezes apagado, mas profundamente conectado à realidade atual da modalidade.
Com curadoria original de Aira Bonfim, Silvana Goellner, Lu Castro e da ex-jogadora Aline Pellegrino, a exposição usou o “contra-ataque” como metáfora: a jogada rápida e estratégica após recuperação da posse de bola, simbolizando a reação das mulheres diante da interdição e das barreiras impostas por décadas.
Mais do que vitórias em campo, a exposição destacou conquistas fundamentais: o direito de jogar, de usar uniformes adequados, de ocupar espaços na gestão esportiva, na arbitragem, na imprensa e nas arquibancadas.
Após o sucesso em 2019, na capital paulista, a mostra ganhou itinerância, ampliando o alcance dessas histórias de luta e transformação. Em cada cidade por onde passou, foi realizada pesquisa específica para levantamento de acervos e histórias locais do futebol feminino. Os conteúdos foram incorporados a cada parada da mostra e incorporados ao acervo do Museu do Futebol.
Araraquara
A primeira parada da exposição itinerante foi a cidade de Araraquara, onde a exposição ficou em cartaz na Biblioteca Municipal Mário de Andrade entre 28/1 e 16/4 de 2023.
Na cidade, a mostra fez uma homenagem à Associação Ferroviária de Esportes, que por muito tempo foi o único clube brasileiro a investir de maneira consistente no futebol de mulheres. A equipe feminina foi estabelecida em 2001, muito antes de a FIFA exigir dos clubes que disputam campeonatos oficiais que mantivessem times de mulheres.
Um grande painel da exposição é dedicado a contar essa história, com informações inéditas sobre a presença de mulheres jogando bola na cidade nas décadas de 1970 e 1980 com as equipes Mazaroppi, nome do dono de uma oficina local que passou a promover preliminares femininas e fomentar a criação de outras equipes entre as cidades da região.
Por fim, o público pode ver de perto o troféu da Libertadores Feminina conquistada pelas Guerreiras Grenás em 2015, além dos uniformes de 2014 e de 2004, este último ano em que a equipe foi campeã paulista pela primeira vez.

São José dos Campos

Santos

Leme

Galeria
Ficha técnica
Curadoria
Aline Pellegrino, Aira Bonfim, Lu Castro, Silvana Goellner
Coordenação de produção
Melissa Barbosa
Expografia
Ricardo Amado
Comunicação visual
Rafael Simões
Construção expositiva
Refaz
Leitura das cartas
Antônio Fagundes e Patrícia Pillar
Impressões comunicação visual
Imagem Comunicação Visual
Projeto de acessibilidade
INCLUA-ME Arte e Cultura para Todos
Revisão textual
Armando Oliveira
Projeto contra incêndio
ARQ IN OFF
Montagem audiovisual
Cristiano Fukuyama
Pebolim
Fyn Cenografia


