EXPOSIÇÃO VIRTUAL

O jogo e o povo: as origens do futebol no Brasil

Desde 2013

O que seria capaz de unir um país tão grande e diverso como o Brasil? A resposta chega ao final do século XIX e está em um simples objeto: a bola. Vinda da Inglaterra, ela trouxe consigo o futebol, esporte que foi responsável por unir a elite, classe operária, os imigrantes e o povo local, se tornando uma verdadeira paixão nacional. Esta exposição virtual conta a história de como o futebol chegou, se estabeleceu e se desenvolveu em solo brasileiro.  

Data
Desde 2013

Acesso gratuito na plataforma Google Arts&Culture.

A união de um povo

A história do futebol brasileiro é contada nesta exposição virtual realizada no Google Arts & Culture, que se baseia na Sala Das Origens da Exposição de Longa Duração do Museu do Futebol. Da chegada da modalidade à sua profissionalização, a mostra conta com imagens da época para recriar esta linha do tempo.  

De Charles Miller a Arthur Friedenreich, destacando a diversidade e a desigualdade do povo brasileiro, a exposição relata como o futebol migrou entre as camadas da sociedade até virar um esporte de massa, com clubes profissionais e torneios cada vez mais populares, combatendo os abismos sociais e raciais da época.  

Acesse a exposição

Ficha técnica

Curadoria | Equipe de Conteúdo do Museu do Futebol
Coordenação | Pedro Sant’Anna
Textos | Daniela Alfonsi, Lucas Donato e Felipe Santos
Diagramação | Pedro Sant’Anna e Lucas Donato
Edição de Vídeo e imagem | Bruna Gottardo e Hugo Takeyama

Versão revisada – 2018

Coordenação | Camila Aderaldo
Adaptação, edição google e tradução | Ana Letícia de Fiori

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support