EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA
“Os Reis do Futebol” – O Club Athletico Paulistano na Europa em 1925
Data
De 24.01.25 a 05.04.2026
Terça a domingo
9h às 18h (entrada permitida até 17h)
Toda primeira terça do mês, até as 21h (entrada permitida até 20h)
Ingressos
R$ 24,00 Inteira
R$ 12,00 Meia
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis para todos às terças-feiras
Retire diretamente na bilheteria ou pelo Sympla.
Veja outras gratuidades.
Como chegar
Clique aqui e acesse diferentes opções de transporte
Antes mesmo de a Seleção Brasileira cruzar o Atlântico pela primeira vez, em 1934, um clube paulista já havia levado o futebol nacional à Europa. Fundado em 1900, o Club Athletico Paulistano foi o primeiro time brasileiro a excursionar pelo continente europeu, em 1925 – e impressionou tanto que seus jogadores foram chamados pela imprensa de “reis do futebol”. Para celebrar essa viagem pioneira, está a exposição “Os Reis do Futebol” – O Club Athletico Paulistano na Europa em 1925 revisita a trajetória da equipe na França, Suíça e Portugal, com uma campanha de nove vitórias em dez partidas, incluindo a goleada por 7 a 2 sobre o selecionado francês na estreia.
A mostra é correalizada pelo Museu do Futebol e pelo Paulistano

Entre as histórias contadas na mostra está o contexto da iniciativa do então presidente do clube, Antonio Prado Junior, para concretizar a excursão. Fatos que ilustram da partida em navio às partidas sob frio e neve, apoiados por imagens e objetos disponibilizados pelo clube – como a mala usada por Arthur Friedenreich, “El Tigre”. Primeiro grande astro do futebol brasileiro antes da profissionalização, que só aconteceu em 1933, ele voltou como artilheiro com 11 gols.
Os objetos expostos são centenários: há taças e bolas de couro utilizadas em seis das partidas da excursão, além de uma réplica do uniforme utilizado na ocasião.
A área interativa apresenta a exibição do documentário 1925 – O Ano em Que Nos Tornamos Reis, e narrações históricas dos gols que marcaram a excursão. Há também um audioguia, um vídeo em Libras e uma imagem que remete ao ataque de Arthur Friedenreich e Durval Junqueira contra a equipe do Stade Français C.A.S.G.

Uma longa viagem
A viagem de navio pelo Oceano Atlântico durou mais de vinte dias só na ida. Mesmo sob frio e neve, marcas históricas foram registradas em campo. Nove vitórias em dez jogos disputados na França, Suíça e Portugal. Foram eleitos “Os Reis do Futebol” pela imprensa francesa.
No retorno ao Brasil, o time foi recebido com festas e homenagens grandiosas nos portos e capitais por onde passou, consagrando a viagem na história do Brasil e do futebol. Abriu portas para que craques, times e seleção brasileira conquistassem o mundo.

Galeria
Ficha técnica
CURADORIA
Ana Paula Fernandes
Marcelo Duarte
COORDENAÇÃO DE
PROJETO EXPOGRÁFICO
Marília Bonas
Maíra Corrêa Machado
Fiorela Bugatti
Marcelo Continelli
PRODUÇÃO
Flávio Benatti
Karoline Gonçalves
Vinicius Amaral
DISPOSITIVOS NAVEGÁVEIS
Felipe Macchiaverni
PESQUISA
Letícia Marcolan
Marcel Tonini
PROJETO EDUCATIVO
Débora Henrique de Oliveira
Emerson Prata
MUSEOLOGIA
Sibelle Barbosa (museóloga)
Centro Pró-Memória do Club Athletico Paulistano
COMUNICAÇÃO
Bruno Mengato
Julia Fidelis
Lívia Albernaz
Millena Holanda
Renata Beltrão (coordenadora)
Simone Hozawa
MONTAGEM FINA
Núcleo de Exposições e Programação Cultural
CRFB
COMUNICAÇÃO VISUAL
Publishouse
IMPRESSÃO
InSign
TRANSPORTE DE OBRAS
Grupo Alke
SEGURO DE ACERVOS
Howden Group
ACESSIBILIDADE
Iguale Comunicação de Acessibilidade
REVISÃO DE TEXTOS
Marca – Texto


