EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA

Trilhos da Bola

Entre apitos de trem e gritos de torcida, futebol e ferrovia se cruzam em Araraquara (SP). Em cartaz no Museu Ferroviário “Francisco Aureliano de Araújo”, a exposição Trilhos da Bola convida o público a percorrer a história do esporte no interior paulista a partir dos caminhos abertos pelos trilhos e pela imigração. Instalado na histórica estação ferroviária de 1912, o museu se transforma em palco para uma imersão que conecta patrimônio, memória e paixão pelo futebol. 

Data
De 05.12.2025 a 10.4.2026

Funcionamento
Segunda a sexta, das 9h às 17h

Ingressos
Grátis

Endereço:

Museu Ferroviário “Francisco Aureliano de Araújo” – Rua Antônio Prado, 611, Araraquara (SP)

Entre os trilhos do trem e os cafezais que cobriram o interior paulista, forjou-se a paisagem que daria forma ao Estado de São Paulo. No vai e vem das locomotivas, que levavam e traziam imigrantes e grãos, chegaram também novos sonhos e paixões – entre eles, o futebol. Aprofundando a relação entre patrimônio ferroviário e a consolidação do esporte no Estado, está em cartaz em Araraquara (SP), a exposição Trilhos da Bola.  A mostra ficará em exibição no Museu Ferroviário “Francisco Aureliano de Araújo” até abril de 2026.

O local escolhido para receber a mostra é o cenário perfeito para conectar o contexto histórico dos trilhos ao do futebol. O Museu está instalado em uma antiga estação ferroviária, construída em 1912, um prédio que apresenta uma planta retangular com uma plataforma coberta paralela às linhas, e inclui uma gare e outros edifícios como armazéns e oficinas, caracterizados por uma arquitetura eclética. Hoje, funcionando como museu, exibe uma coleção diversa de ferramentas, objetos ferroviários e documentos, proporcionando aos visitantes uma imersão na história ferroviária de Araraquara. 

Imagem em preto e branco. Atletas e fundadores do E.C. Mogiana posam para retrato nos primórdios de sua existência. Jaguariúna, 1933.

A exposição Trilhos da Bola reconhece o papel fundamental que as ferrovias tiveram na transformação social e cultural do Estado de São Paulo a partir do século 19, quando o avanço da economia cafeeira e o transporte ferroviário remodelaram o território e influenciaram diretamente a difusão do futebol pelo interior paulista. Organizada em dois eixos, Os Trilhos Entram em CampoDas Estações aos Estádios, a mostra Bola apresenta dez cidades e onze clubes de origem ferroviária, evidenciando como as linhas férreas e seus trabalhadores – muitos dos quais se tornaram fundadores dos primeiros clubes – ajudaram a consolidar o futebol como um dos principais elementos da identidade brasileira. 

Foto do Museu Ferroviário em Araraquara

O primeiro eixo apresenta o contexto histórico e social da expansão ferroviária paulista e seus impactos na formação das cidades, das relações de trabalho, do cotidiano conectado à modernização trazida pelas ferrovias e ao surgimento da vida urbana, cenário no qual o futebol começaria a se popularizar pelo interior do Estado. Duas instalações também ajudam a contar essa história: uma maquete topográfica do Estado de São Paulo e um diorama interativo com trens em miniatura que evidenciam os patrimônios futebol e ferrovias em outras escalas. 

No segundo eixo, o futebol é o protagonista, e o histórico e curiosidades de clubes são revelados. Há também a presença das mascotes Ferrão Maquinista e Guerreira Grená, além de brincadeiras de adivinhação que convidam o público a se divertir aprendendo. O ambiente sonoro combina os ruídos dos trens e trilhos com o clima vibrante do futebol, criando uma experiência completa e imersiva. 

Estão representados na mostra os clubes Associação Atlética Ponte Preta (Campinas)Paulista Futebol Clube (Jundiaí/SP), Esporte Clube Noroeste (Bauru/SP), Botafogo Futebol Clube (Ribeirão Preto/SP), Nacional Atlético Clube (São Paulo/SP), Associação Atlética Ferroviária (Pindamonhangaba/SP), Estrada de Ferro Sorocabana Futebol Clube (Sorocaba/SP), Esporte Clube Mogiana (Campinas/SP), América Futebol Clube (São José do Rio Preto), Ituano Futebol Clube (Itu/SP) e Associação Ferroviária de Esportes (Araraquara).  O percurso expositivo conta com recursos de acessibilidade, incluindo videolibras, audiodescrição e um painel tátil com fotografia, reforçando o compromisso do Museu do Futebol em promover experiências inclusivas e acessíveis a todos os públicos. 

Imagem da Exposiçãp rtilhos da Bola. No centro da foto há uma mesa, com u ma maquete do Museu e ao fundo, painel com um dos eixos da exposição.

A mostra faz parte do Programa Conexões Museus, iniciativa do Museu do Futebol em parceria com o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP). O programa tem como objetivo fortalecer o campo museológico paulista por meio da realização de formações nos polos regionais, da articulação de redes temáticas e do incentivo ao compartilhamento de práticas e pesquisas entre os museus do Estado. 

A mostra itinerante Trilhos tem apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e integra a Temporada 2025 do Museu, que conta com o patrocínio do Mercado Livre, Arkema, Goodyear, Farmacêutica EMS e Itaú Unibanco; o apoio da Adidas, Grupo Globo, Pinheiro Neto Advogados, Grupo Zanchetta e Sabesp. A mostra, em parceria com a Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo e pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet.

Imagem de um homem de costas, contemplando os painéis da exposiçao que tem textos e fotos.

Eventos

Não há eventos futuros.

Galeria

Ficha técnica

Curadoria
Equipe técnica do Museu do Futebol

Pesquisa e textos
Ademir Takara
Fiorela Bugatti
Letícia Marcolan
Marcel Tonini

Coordenação de projeto e produção
Maíra Corrêa Machado
Flávio Benatti

Projeto Educativo
Emerson Prata
Leandro Watanabe

Comunicação Visual
Caio Melo – Estúdio Vicente

Maquete
Pratika Maquetes

Diorama
Arte.1

Desenvolvimento e produção
Ulisses Marchetti – Criação
Gustavo Goulart – Produção

Licenciamento
Fabiana Neves

Revisão Textual
Fabiana Pino – MarcaTexto Editorial

Implementação Expográfica
Thereza Faria

Trilha Sonora
Allan Abbadia

Montagem Instalação Sonora
Diego Roberto Bueno

Impressão Comunicação Visual
Criart Comunicação
Impressão Postais
Gráfica Cinelândia

Pular para o conteúdo
Governo do Estado de SP