12 de julho de 2024 – é este o dia mais esperado pela equipe e por todos os torcedores do Museu do Futebol. É a data em que reabrimos com nossa exposição principal totalmente renovada, após pelo menos dois anos de planejamento e oito meses de obras. A espera nem foi tão longa né?
Quem vem acompanhando nossas redes sociais já sabe que fizemos mudanças significativas em todo o espaço com o objetivo de fazer cada visita ser ainda mais emocionante, divertida e cheia de história.
Algumas salas foram ampliadas, outras criadas ou substituídas. Novas instalações também passaram a ocupar nossos 6 mil metros quadrados. A partir da reformulação, o Museu abriu espaço para o futebol feminino e para tratar de temas contemporâneos, como diversidade, inclusão e questões raciais, dentro e fora de campo.
O projeto contemplou recursos de acessibilidade, com ampliação dos pisos, mapas e maquetes táteis, e inserção de mais conteúdos em Libras.
Ao mesmo tempo, as experiências mais queridas do público permanecem, como a Sala Exaltação, onde a gente se sente dentro da torcida; e o Chute a Gol, que ganhou a companhia de novos jogos com bola na pegada figital – físicos e, ao mesmo tempo, digitais.
O projeto recebeu investimento total de R$ 15,8 milhões da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo, e por meio do patrocínio do Banco Bmg e do Grupo Globo; e apoio da Goodyear, Sabesp, Adidas, Rede, Mercado Livre, Farmacêutica EMS, Cabot e Arkema – todas através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.
Isso é muito importante: toda essa transformação foi possível porque nós somos um museu público, gerenciado por meio do modelo de gestão em parceria com uma organização social de cultura (o IDBrasil), o que nos permite receber aporte de empresas, que foram essenciais para viabilizar o projeto.