O Museu do Futebol passa a colaborar oficialmente com a comunidade Wikimedia, disponibilizando a parte de seu acervo em domínio público nas plataformas Wikipédia, Wikidata e Wikimedia Commons. A colaboração conta com o apoio do grupo Wiki Movimento Brasil, entidade reconhecida pela Fundação Wikimedia e responsável por diversas iniciativas semelhantes em instituições culturais brasileiras.
O primeiro conjunto a ser disponibilizado pelo Museu do Futebol fez parte do projeto “Abre-te Código”, organizado pelo Goethe-Institut de São Paulo, em parceria com Creative Commons Brasil, ICOM Brasil, Wiki Movimento Brasil, Fundação Bienal de São Paulo, Instituto Moreira Salles e Itaú Cultural. O evento integrou o programa “Coding da Vinci”, criado em Berlim no ano de 2014 com o intuito de conectar instituições culturais e comunidades criativas que atuam com dados digitais.
São 90 imagens digitalizadas para potencializar a visibilidade da história do futebol feminino no Brasil e das mulheres que a constroem como as jogadoras: Aline Pellegrino, Daniela Alves, Ita Maia Reis, Juliana Cabral, Leda Maria, Márcia Taffarel e Roseli de Belo. O conteúdo dos dados abrangeu fotografias de Jogos Olímpicos, bastidores dos jogos de times nacionais, sociabilidade entre jogadoras em viagens, bem como fotografias de objetos como medalhas, moedas comemorativas, flâmulas, chuteiras, troféus e outros.
Esse material possui uma licença “Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional”, que autoriza qualquer pessoa a utilizar o material para qualquer finalidade, sem restrição.
Essa iniciativa é o primeiro passo do Museu do Futebol para a elaboração de políticas de acesso abertas e responsáveis, respeitando as premissas do Creative Commons e os detentores de direitos autorais.
Marília Bonas
Diretora Técnica do Museu do Futebol e do Museu da Língua Portuguesa
João Alexandre Peschanski