Camisa da Seleção Argentina pertencente a Paulo Silas

Foto da camisa da Argentina autografada por Maradona, exposta na Sala Pelé, fev. 2026. Acervo Museu do Futebol | Foto: Hugo Takeyama

Camisa medindo 80 cm de altura por 100 cm de largura, tamanho G. Possui listras verticais nas cores azul celeste e branca e detalhes em preto. A gola é redonda e suas mangas são curtas. Na frente da camisa, do lado esquerdo, observa-se o escudo da Asociación del Fútbol Argentino (AFA). Centralizado, próximo da gola, temos o logotipo da Adidas, e do lado direito o número 10, vazado, formado pelas tradicionais listras da empresa alemã de material esportivo. No verso da peça, na parte superior, está escrito em caixa alta “Maradona”. Logo abaixo aparece o número 10, com a mesma fonte daquele que está na parte da frente. A camisa é modelo 2006-2007 e apresenta a inscrição à caneta “A Paolo con todo cariño y respeto”. A peça contém marcas amareladas em sua extensão, dadas pela passagem do tempo, com ênfase na gola e em ambas as laterais, com mais ênfase do lado esquerdo. Esse processo ocorre devido à oxidação natural das fibras, eventual acúmulo de resíduos e reações químicas no armazenamento ao longo do tempo.

O nome “Paolo” refere-se a Paulo Silas do Prado Pereira, mais conhecido como Silas, meio-campo revelado pelo São Paulo F.C., em que foi campeão paulista duas vezes, campeão brasileiro de 1986 e integrante da geração conhecida como “Menudos do Morumbi”. Pela Seleção Brasileira, foi campeão mundial sub-20 em 1985 e esteve nas Copas do Mundo de 1986 e 1990. Fez parte, também, do êxodo de craques brasileiros para a Europa, a partir dos anos 1980, tendo jogado pelo Sporting de Portugal em 1988, além de disputado o badalado Campeonato Italiano entre 1990 e 1992, por Cesena e Sampdoria. E foi nessa época que cresceu a amizade com o gênio Diego Armando Maradona.

Eles conheceram-se através do centroavante Careca, companheiro do argentino no Napoli entre 1987 e 1991, e ex-companheiro de Silas no Tricolor Paulista entre 1985 e 1987. Os primeiros contatos foram nos jogos entre as Seleções Brasileira e Argentina, no Estádio do Maracanã, pela Copa América de 1989, com Silas comemorando a vitória por 2×0, e posteriormente o título do torneio. E no ano seguinte na Copa do Mundo da Itália, desta vez, com Maradona saindo premiado com a classificação para as quartas de final, após ganhar o jogo por 1×0. A amizade consolidou-se quando Silas se mudou para a Argentina e foi jogar pelo C.A. San Lorenzo de Almagro, entre 1995 e 1997. A família foi morar coincidentemente no mesmo bairro onde ficava a escola das filhas de Maradona, que nessa época estava jogando pelo C.A. Boca Juniors. Aliás, o brasileiro foi campeão argentino, tirando o time da fila de 21 anos sem títulos, tornando-se ídolo da torcida azulgrana.

Paulo Silas e a museóloga Sibelle Barbosa. Acervo Museu do Futebol, 17 dez. 2025. | Foto: Bruno Mengato.

Mas e a camisa exposta no Museu do Futebol? Para entendermos sua origem ou procedência, é necessário um salto para os anos 2000. Em 2006, o empresário Francisco “Todé” Monteiro desenvolveu um projeto de popularização do showbol na América do Sul, organizando jogos com grandes ídolos do futebol aposentados. O principal nome contratado foi Maradona, que virou praticamente dono da Seleção Argentina da modalidade. Dois anos depois, o craque estava disputando um torneio na Espanha e enfrentou a Seleção Brasileira de showbol, que contava com Silas entre os jogadores, já aposentado dos gramados e iniciando a carreira de treinador, mas ainda disposto a bater uma bola. Logo após o jogo, Diego entregou a referida camisa 10 autografada para o amigo. Detalhe curioso, trata-se de uma camisa da Seleção Argentina de futebol, não específica de showbol.
Semanas depois, em outubro de 2008, Maradona pendurou as chuteiras do showbol para assumir o comando da Seleção de seu país, cargo que ocupou até a Copa do Mundo da África do Sul, em 2010.

Sibelle Barbosa
Museóloga

Ademir Takara
Bibliotecário

REFERÊNCIAS

BRANDÃO, Caio. 25 anos do fim da maior seca do San Lorenzo. E da maior entregada do Gimnasia LP. Futebol Portenho [Site]. 25 jun. 2020. Acesso em: 23 jan. 2026. 

REGRAS DO SHOWBOL: entenda como funciona a dinâmica do esporte. Lance! [Site]. 21 mar. 2025. Acesso em: 23 jan. 2026.

SERRA, Michael. Menudos do Morumbi. SPFCpédia [Blog]. [s.d.]. Acesso em: 23 jan. 2026.

TOTI PASMAN. Las guerras de Diego: el showbol y la AFA. 442 [Site].  12 nov. 2010. Acesso em: 23 jan. 2026.

Pular para o conteúdo
Governo do Estado de SP