Com carga horária de 20h, curso intitulado Futebol é para Todos: eliminação de barreiras para o acesso aos Futebóis é voltado para profissionais da educação e do esporte que atuam direta ou indiretamente com pessoas com deficiência. As aulas irão abordar as diferentes modalidades de futebol adaptado para pessoas com deficiência na perspectiva da educação anticapacitista.
O Museu do Futebol, equipamento público da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, divulga o escopo de atuação profissional de curadoria externa especializada visando a organização e desenvolvimento da segunda edição do curso EAD de Acessibilidade, meta do Plano de Trabalho do Programa Educativo para o Museu do Futebol, com título ainda a ser definido.
Tornar o museu um espaço cada vez mais acessível e inclusivo sempre foi um objetivo compreendido como premissa para as ações propostas ao público, no âmbito do Programa de Acessibilidade do Museu do Futebol (PAMF). Para tanto, o museu desenvolveu projetos e ações reconhecidos e premiados nesta área, projetando pessoas com deficiência como protagonistas das mudanças atitudinais, comportamentais e arquitetônicas dentro do museu, reforçando o compromisso do Núcleo Educativo com a acessibilidade. Esse compromisso converge com as premissas presentes na nova definição de museu pelo Conselho Internacional de Museus (em inglês ICOM – Internationl Counsil of Museums), resultado de um longo e amplo processo coletivo e participativo de construção colaborativa que envolveu profissionais de todo o mundo:
Um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos e ao serviço da sociedade que pesquisa, coleciona, conserva, interpreta e expõe o patrimônio material e imaterial. Abertos ao público, acessíveis e inclusivos, os museus fomentam a diversidade e a sustentabilidade. Com a participação das comunidades, os museus funcionam e comunicam de forma ética e profissional, proporcionando experiências diversas para educação, fruição, reflexão e partilha de conhecimentos.
Nesta perspectiva e após tantos anos na promoção da acessibilidade como política e como prática dentro do Museu do Futebol, o Programa Educativo reconhece a sua função formadora e se propõe a elevar os debates e conceitos referentes ao campo da acessibilidade a partir de especialistas da área, preferencialmente pessoas com deficiência, que se dedicam a pesquisar, divulgar e aprimorar recursos e ações que possibilitam o mundo ser um lugar mais acolhedor e acessível. Decorre dessa função formadora e do contato com especialistas o aprimoramento de práticas, sobretudo naquelas que contribuem para tornar o acesso mais tangível, não apenas no discurso e no projeto, mas também na vida das pessoas, dentro e fora do museu. O resultado disso é a ampliação, um dia de cada vez, das dimensões da acessibilidade e do acesso, dentro de uma lógica anticapacitista e sustentável.
Por este viés, o curso terá como principal objetivo a aproximação, divulgação e ampliação do repertório do público a partir das diferentes modalidades de futebol adaptadas que, a partir do projeto de renovação da exposição de longa duração, passaram a integrar o acervo do Museu, quais sejam: futebol de amputados, power soccer, futebol de surdos, futebol de cegos, futebol PC e futsal down.
O curso terá como principais público-alvo profissionais da educação e do esporte. O curso será dividido em 6 aulas, com carga horária de 2h/aula e mais 8h de leituras e atividades complementares.
AULA 01: Abertura
Convidada: Geisa Farini
Minibio: Geisa Farini é atleta de futebol de cegas, participante nos grupos de fomento ao futebol de cegas do Brasil, palestrante, consultora em acessibilidade digital, consultora em audiodescrição com foco em eventos esportivos e mídias digitais, produtora de conteúdo nas redes sociais, ativista na defesa nos direitos das pessoas com deficiência e engenheira de software e representante do grupo de afinidade para pessoas com deficiência no Itaú Unibanco. Geisa é graduada em Análise de Sistemas pelo Instituto Federal Fluminense (2011) e pós-graduada em Engenharia de Software pela Pontifícia Universidade Católica de Minas (2020).
AULA 02: Futebol PC
Convidado: Leonardo Baideck
Minibio: Leonardo Baideck é mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Católica de Brasília (2007), com MBA em Gestão e Marketing Esportivo pela Trevisan (2015), especialista em Ciência do Treinamento de Alto Rendimento pela Universidade Gama Filho (1999) e licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Suas experiências profissionais recentes são como Diretor Técnico na Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE), atuou no Comitê Rio 2016 como gerente operacional de gestão de instalações, foi gerente da equipe de Basquete Profissional no Tijuca Tênis Clube, gerente de esporte de alto rendimento no SMEL Rio de Janeiro, diretor de esportes de alto rendimento no SEELJE e coordenador de esporte e Lazer no SESC Rio.
AULA 03: Power Soccer
Convidado: David Xavier dos Santos (Técnico)
Minibio: David Xavier dos Santos é graduado e licenciado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Especialista em Atividades Físicas Adaptadas à Inclusão pela Faculdade Nova do Imigrante (FAVENI). Atualmente atua como Coordenador no Projeto Fomento ao Paradesporto – Modalidades Individuais (ADESUL – LIE). Também é supervisor no Projeto Esporte Sem Limites (ADESUL – SECEL), auxiliar técnico da Seleção Brasileira de Futebol de Cegos (BASE) – (CBDV), técnico da Seleção Brasileira de Futebol em Cadeira de Rodas Motorizada / PowerSoccer (ABFC), técnico da equipe Fortaleza PowerSoccer – (ADESUL/FORTALEZA) e técnico da equipe de Futebol de Cegos (ADESUL).
Participação: Carla Hoffmann de Lima
Minibio: Carla Hoffmann de Lima que é palestrante ativista das lutas pelas pessoas com deficiência. Formada em psicologia pela Faculdade UNIMED, Carla atua como palestrante e membra da Aliança Diatrofia Brasil (ADB). Criadora da ONG “Mais forte que a deficiência” realizou 3 edições do Simpósio de mesmo nome que a ONG. Além disso, realizou desfiles inclusivos e campeonatos brasileiros de Power Soccer e junto ao PARESP teve participações no Atletismo e Natação, também fez jogos escolares com a Bocha.
AULA 04: Futebol de Amputados
Convidado: Amauri Silva de Avelar
Minibio: Amauri Silva de Avelar é licenciado em Educação Física pelas Faculdades Integradas Maria Thereza (2001), graduado em Administração de empresas (2007) pela PUC, pós-graduado em Ginastica Adaptada pela Universidade Universo (2015). Atualmente é Professor Docente I do Curso de Educação Física da Secretaria Estatual de Educação, além de técnico de futebol de amputados no Clube evolução e Santo Bento. Tem experiência como atleta no Futebol de Amputados (1999 a 2022) e em sua carreira ganhou os seguintes títulos:
1999 – Aberto Europeu – Campeão – Ucrânia (Kiev).
2000 – Mundial – Campeão – EUA (Seattle).
2001 – Mundial – Campeão – Brasil (Niterói).
2005 – Mundial – Campeão – Brasil (Niterói).
2013 – Copa América – México (Cidade do México).
Atualmente é treinador de Futebol para Amputados do time São Bento (Sorocaba).
AULA 05: Futebol de Surdos
Convidado: Igor Valério Rodrigues
Minibio: Igor Valério Rodrigues é o atual Gestor de Esportes Nacionais da CBDS e Diretor Presidente da Associação dos Surdos de Minas Gerais (ASMG). Atuou também como Diretor de Esportes da CBDS, FMDS e ASMG, além de outros cargos em instituições ligadas aos surdos.
AULA 06: Futsal Down
Convidado: Guilherme Augusto Russo
Minibio: Atualmente atua como diretor esportivo no Clube da Comunidade Fernando Romera Val e como professor de Educação Física na Associação Amigos em Sintonia. Também atuou como Chefe da Delegação no Campeonato Mundial de Futsal Down (Ribeirão Preto/SP, Brasil, 2019), no Campeonato Mundial de Futsal Down (Peru – Lima – 2022) e no Campeonato Mundial de Futsal Down (Antalya – Turquia – 2024). Além dessa atuação, Guilherme participou de organizações de corrida, caminha e passeio ciclístico em São Paulo e litoral, jogos estaduais, nacionais e foi componente da Delegação CBDI na Meia Maratona de Coimbra Portugal.