
O Museu do Futebol retoma com a campanha Chuteira para Todas e Todos: durante todo o mês de julho, quem doar um par do equipamento em bom estado ganha entrada gratuita para visitar a instituição. Esta é a quarta edição da campanha, que já arrecadou mais de 320 pares de chuteiras, distribuídas para projetos sociais de todo o Brasil.
Este ano, o material arrecadado será destinado aos times de futebol da Terra Indígena do Jaraguá, em São Paulo – os times femininos da comunidade Guarani Mbyá são o tema da exposição temporária Jaraguá Kunhague Ouga’a – O jogo das mulheres do Jaraguá, que está em cartaz no Museu.
Serão recebidas chuteiras de qualquer tamanho (adulto ou infantil) e para qualquer tipo de piso (grama, salão ou soçaite) – mas o Museu do Futebol pede especial atenção a tamanhos que possam ser usados por mulheres. Para participar, basta trazer sua chuteira usada e depositá-la na caixa de coleta na entrada do Museu do Futebol para garantir o ingresso gratuito.
É importante que as chuteiras estejam em bom estado, com os cadarços e limpas, ou não serão aceitas. Para ajudar na triagem e distribuição do material, a pessoa doadora deve amarrar o par pelos cadarços antes de colocá-lo na caixa.
A campanha acontece até o fim de julho de 2025.