
O Museu do Futebol vai realizar no dia 17 de maio (sábado), o Festival Cultura Futebol Clube. Com programação gratuita e indicada para pessoas de todas as idades, o evento vai reunir diferentes atrações que têm em comum o futebol como inspiração. A ideia é oferecer ao público momentos de diversão e cultura na área externa do museu, localizado no Estádio do Pacaembu. Serão quatro apresentações das 9h30 às 17h30.
O Festival Cultura Futebol Clube Tem como base os projetos artísticos e culturais selecionados no edital Ocupa Pacaembu, lançado pelo museu no início do ano. Os trabalhos inscritos tinham o desafio de explorar o futebol como tema central nas áreas de literatura, teatro, música, performance ou que mesclassem diversas linguagens artísticas.
Confira a programação:
10h – Pés Murchos x Cabeça de Bagre: apresentação de história infantil para toda a família
O espetáculo retrata uma partida real de futebol ao mesmo tempo, em que busca informar os espectadores sobre a história do esporte. No palco, dois times inusitados: Os Pés Murchos x Os Cabeças de Bagre” que tentam, em dois tempos de jogo, contar a história do futebol desde sua origem na China até a atualidade.
12h – Pernas de Pau em Campo: espetáculo com circo, música e futebol
O projeto Pernas de Pau em Campo é uma intervenção artística e lúdica que une circo, música e futebol para transformar espaços públicos em verdadeiros campos de diversão e interação. Nele, um time diverso, formado por homens e mulheres sobre pernas de pau, entra em cena como palhaços jogadores de futebol, realizando aquecimentos cômicos, jogadas improvisadas e desafios divertidos ao lado do público.
14h – Arquibancada Porã’i: espetáculo multilinguagem sobre torcidas
Neste espetáculo, realizado pelo coletivo GREC Mbya jurua reve e dirigido e escrito por João Henrique Rosa, o futebol e suas representações culturais servem para evidenciar um Brasil que encerra conflitos e contradições: o dos guaranis, exposto por Kuaray Mirin, o das poetisas, revelado por Valentina Jensen, e aquele submisso às lógicas da indústria cultural, com João Henrique Rosa.
16h – Recital Futebol de Letra e Caneta: literatura e música em um mergulho pela várzea e o futebol de rua.
Espetáculo de poesia falada criado a partir das obras do escritor Michel Yakini-Iman, onde o autor declama textos dos livros Crônicas de um Peladeiro (2014) e Futebol não é coisa de menino (2024), em uma tabelinha com a DJ Vivian Marques, que faz a discotecagem de músicas brasileiras dedicadas ao futebol no interlúdio dos textos. A apresentação conta com ambientação e figurino inspirados no futebol de várzea e nas brincadeiras de rua.
E tem mais: mascotes de clubes paulistas, DJ e mestre de cerimônias vão garantir a animação durante todo o dia.
Festival Cultura Futebol Clube
Data: 17 de maio
Horário: 9h30 às 17h30
Local: área externa do Museu do Futebol
Grátis