
O Museu do Futebol realiza no dia 12 de agosto um evento voltado a líderes de marketing de empresas que investem ou pretendem investir em patrocínios no futebol. Durante o encontro, será apresentado um estudo inédito da ILUMEO, consultoria especializada em ROI de Marketing, sobre o impacto dos patrocínios esportivos para marcas no Brasil. O evento acontecerá no Auditório do Museu, localizado no Estádio do Pacaembu, das 9h às 11h30.
Sobre os dados do estudo
Nos últimos anos, com o avanço da pressão por resultados e “fazer mais com menos”, as marcas passaram a ser cobradas não só por performance de vendas, mas também pela eficácia de iniciativas de branding. Nesse cenário, os patrocínios esportivos têm ganhado destaque como uma das principais estratégias para gerar conexão emocional e experiências de marca memoráveis junto ao consumidor. Ter dados confiáveis sobre a efetividade dessas ações se tornou fundamental nas decisões de negócio – especialmente em discussões com CEOs e CFOs sobre o retorno dos investimentos em marketing.
Foi com esse objetivo que a ILUMEO conduziu um estudo inédito, analisando mais de 250 marcas patrocinadoras de campeonatos, clubes, estádios e transmissões. A pesquisa investiga os principais riscos e oportunidades em ações de patrocínio, revela marcas e táticas que vêm obtendo melhores resultados e traz aprendizados práticos para empresas que já investem ou planejam investir nesse tipo de estratégia.
Ao longo do evento, serão apresentados os dados reais da percepção dos torcedores, além de recomendações práticas sobre como mensurar e otimizar o ROI em situações como patrocínios de eventos, times, naming rights, entre outros.
O evento é fechado para pessoas previamente selecionadas mediante inscrição. As inscrições podem ser feitas até o dia 05 de agosto, aqui.
Programação
9h às 9h30 – Credenciamento
9h30 às 9h45 – Boas-vindas, com Renata Motta, Diretora Executiva IDBrasil – Museu do Futebol
9h 45 às 11h – Apresentação: “Eficácia de patrocínios no futebol: dados de marcas que patrocinam times, campeonatos ou transmissões” com Diego Senise (Professor da USP, CEO da ILUMEO e autor do Livro “Retorno de Investimentos em Comunicação”)
- Quais os maiores riscos e oportunidades em patrocínio esportivo?
- Quais marcas e táticas estão gerando mais resultados?
- Como mensurar o impacto do patrocínio em marca?
- Como demonstrar ROI das ações de patrocínio e justificar esses investimentos?
- Aprendizados práticos para quem já́ investe ou planeja investir em patrocínios
11h às 11h30 – Encerramento, perguntas e respostas
SERVIÇO
O impacto do patrocínio esportivo para marcas no Brasil
Público-alvo: líderes de marketing de empresas que investem ou pretendem investir em patrocínios no futebol,
Data: 12 de agosto
Horário: 9h às 11h30
Local: Auditório Armando Nogueira, Museu do Futebol
Inscrições, aqui.