
Você sabia que o futebol feminino foi proibido no Brasil entre 1941 e 1979? E que, em 14 de abril de 1941, o presidente Getúlio Vargas assinou um decreto impedindo as mulheres de jogar bola (entre outros esportes)?
Sabia que somente a partir da década de 1980 a organização de times e torneios femininos, disputados em caráter profissional, foi regulamentada em nosso país? Até mesmo para ocupar o espaço da torcida, as mulheres tinham limitações! Para relembrar a data, o Museu do Futebol vai realizar uma visita temática sobre o tema, no dia 13 de abril, um domingo, às 11h.
No cenário global, a luta pela igualdade de gênero é, e continua sendo, uma luta de longo histórico de desobediências e resistências. Também no contexto do esporte brasileiro essa luta não foi e nem tem sido diferente: várias gerações de jogadoras de times femininos se organizaram e se organizam, entre os campos de várzea e campos de Copas do Mundo, para reivindicar direitos e reconhecimento nesse espaço de pertencimento social e cultural chamado Futebol.
Nessa visita pelo acervo do Museu do Futebol, você vai conhecer, assim, algumas das trajetórias, lutas e conquistas das atletas sob a perspectiva da narrativa do futebol feminino brasileiro. As vagas são limitadas e acontecem por ordem de chegada, por isso, não perca essa oportunidade de conhecer melhor uma história de luta e resistência!
São 20 vagas e elas funcionam por ordem de chegada!
Visita temática sobre a proibição do futebol feminino
Data: 13 de abril
Horário: 11h
Ponto de Encontro Sala Grande Área