O Museu do Futebol está arrecadando doações de pessoas físicas para financiar ações de pesquisa, preservação e visibilidade para o futebol de mulheres e sua história no Brasil.

Contribuindo com o valor sugerido de R$ 95, os doadores e doadoras recebem, como recompensa três produtos exclusivos

  • Um poster com a manchete histórica “Proibido pela polícia o futebol feminino”, publicada no periódico A Batalha em 1941, que está na exposição principal do Museu (tamanho A3).
  • Uma ecobag ilustrada com a fachada do Estádio do Pacaembu.
  • Carteirinha digital que dá acesso gratuito ao Museu do Futebol ao longo de 2022.

Ilustração de um cartaz com uma manchete de jornal, uma bolsa de pano com uma ilustração do estádio do Pacaembu e um celular onde se lê "Carteirinha digital"Como doar? 

Para fazer a doação, basta preencher este formulário eletrônico. Em seguida, o doador receberá a chave do PIX ou o número da conta para a transferência e poderá pedir que o kit seja entregue em sua residência ou, se preferir, retirar o kit diretamente na bilheteria do Museu.

Por que doar? 

O Museu do Futebol vem atuando sistematicamente para estimular a pesquisa e a visibilidade da história do futebol de mulheres no Brasil. A modalidade chegou a ser proibida por decreto-lei entre 1941 e 1979 sob o argumento de que era “incompatível com a natureza feminina” – mas boa parte da população, e mesmo fãs de futebol, desconhecem esse fato. 

O Museu do Futebol já realizou duas exposições temporárias sobre o futebol de mulheres – uma delas deixou um legado na exposição principal, com a inclusão de atletas do feminino em vários espaços. Tem também exposições virtuais no Google Art and Culture e o Audioguia Mulheres do Futebol, disponíveis gratuitamente nos canais do Museu na internet. 

CLIQUE AQUI PARA DOAR

Uma mulher observa um painel com a foto da árbitra Silvia Regina na exposição Contra-Ataque: as mulheres do futebol