Estudo de caso: a linha editorial da Nova/Cosmopolitan e o pedido de desculpas pela falta de cobertura da Copa América de Futebol Feminino
Artigo de autoria de Júlia Belas Trindade, apresentado ao 3º Simpósio Internacional de Estudos sobre Futebol.
Sumário
Não tem.
Textos
O objetivo deste estudo de caso é explorar, por meio dos critérios de noticiabilidade e estudos da influência do Facebook e das linhas editoriais das publicações, a cobertura do futebol feminino pelo site da revista NOVA/Cosmopolitan Brasil. No dia 22 de junho, a Cosmopolitan Brasil pediu desculpas às leitoras por, em seu papel de “mídia feminina”, não ter dado visibilidade à sétima conquista da Copa América pela seleção em abril (“A seleção brasileira feminina de futebol é hepta e não falamos sobre isso”) - mesmo que o esporte não seja parte de sua linha editorial. O paper busca entender o critério de noticiabilidade utilizado para essa publicação e a possível relação com o ressurgimento de interesse no tema, em comparação com o futebol masculino. A questão é até que ponto o interesse em curtidas na rede social levou a um pedido de desculpas institucional sem que o tema que seria coberto fizesse parte do leque de temas normalmente cobertos pela publicação.