Imagem representativa do item

Estudo de caso: a linha editorial da Nova/Cosmopolitan e o pedido de desculpas pela falta de cobertura da Copa América de Futebol Feminino

Tipo
Artigo
Produção
São Paulo, São Paulo, Brasil
2018
Páginas
15
ISBN/ISSN
2674-6964
Suporte
Arquivo Digital

Artigo de autoria de Júlia Belas Trindade, apresentado ao 3º Simpósio Internacional de Estudos sobre Futebol.

Sumário

Não tem.

Textos

O objetivo deste estudo de caso é explorar, por meio dos critérios de noticiabilidade e estudos da influência do Facebook e das linhas editoriais das publicações, a cobertura do futebol feminino pelo site da revista NOVA/Cosmopolitan Brasil. No dia 22 de junho, a Cosmopolitan Brasil pediu desculpas às leitoras por, em seu papel de “mídia feminina”, não ter dado visibilidade à sétima conquista da Copa América pela seleção em abril (“A seleção brasileira feminina de futebol é hepta e não falamos sobre isso”) - mesmo que o esporte não seja parte de sua linha editorial. O paper busca entender o critério de noticiabilidade utilizado para essa publicação e a possível relação com o ressurgimento de interesse no tema, em comparação com o futebol masculino. A questão é até que ponto o interesse em curtidas na rede social levou a um pedido de desculpas institucional sem que o tema que seria coberto fizesse parte do leque de temas normalmente cobertos pela publicação.

Exemplares

MF0000008229b / circula externamente

Anexos

Skip to content
Governo do Estado de SP