Localizado numa área de 6.900 m² no avesso das arquibancadas do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008.

A exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu, portanto, aberto ao convívio de todos os públicos, amantes ou não do esporte mais popular do planeta. O atendimento ao visitante é prioridade nas ações educativas do Museu, que também concebe e desenvolve exposições temporárias e itinerantes, além de diversificada programação cultural.

O Museu é totalmente acessível ao público de pessoas com deficiência e estrangeiros, dispondo de recursos variados, tanto de acessibilidade física (escadas rolantes, elevadores, piso podotátil, cadeira de rodas) quanto de acessibilidade comunicacional (audioguias em inglês, espanhol e para cegos, maquetes táteis, materiais sensoriais etc). Em 2013, inaugurou o Centro de Referência do Futebol Brasileiro, que possui a primeira biblioteca pública especializada em futebol no país, com mais de 3 mil títulos nacionais e estrangeiros.

Desde a inauguração, o Museu do Futebol é administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, entidade privada sem fins lucrativos que presta serviço público de interesse da comunidade. Parte dos recursos disponibilizados para a administração do Museu do Futebol provém do Estado e parte provém de captações realizadas pela própria entidade (ingressos, locações, patrocínios etc.). Trata-se de um modelo de gestão de equipamentos culturais vigente no Estado de São Paulo desde 2005 e que tem mostrado resultados positivos. Além de garantir a qualidade no atendimento ao público, as organizações sociais vêm oxigenando as ações do Estado na área da cultura e garantindo uma bem-sucedida parceria entre poder público e sociedade civil organizada. Sua criação foi uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, concebido e realizado originalmente em parceria com a Fundação Roberto Marinho.

A OS tem a função de manter os equipamentos e os instrumentos necessários para a realização dos serviços contratados, bem como a integridade física da edificação ocupada pelo Museu. Também se compromete em gerar ações e conteúdos coerentes com as especificações da instituição que administra, ao mesmo tempo em que os divulga buscando atingir e dar acesso ao maior número possível de pessoas.

Conheça o Plano Museológico do Museu do Futebol

 

Certificações

 

Selo Igualdade Racial, concedido pela Prefeitura de São Paulo em 2022 para instituições que mantém pelo menos 20% de pessoas negras em seu quadro de funcionários e terceirizados. O IDBrasil, organização social de cultura que gerencia o Museu do Futebol, tem mais de 40% de colaboradores autodeclarados negros.

 

O Museu do Futebol recebeu o selo Carbon Free Brasil por neutralizar a emissão de carbono equivalente a um ano de operação através do plantio de 174 árvores, que correspondem a 1.040m² de mata nativa restaurada. Ao todo, 42 toneladas de carbono que emitimos nas nossas atividades diárias foram neutralizadas.

 

Prêmios

2022Comunicação visual da exposição “22 em Campo”, criada por Kiko Farkas, selecionada pela Bienal Iberoamericana de Design

2022  Prêmio do F@IMP 2021-2022 Festival, promovido pelo AVICOM-ICOM, para o documentário Revivendo Memórias

2019  Finalista da categoria Melhor Grande Evento com a instalação “Pelé Mil Gols” – Guia da Folha

2019  Homenagem da Prefeitura de São José dos Campos

2019  Top 10 The ArtNewspaper para a mostra “Museu do Futebol na Área”

2018  Latin America Excellence Award pela ação “Uma noite no museu”, em parceria com Booking.com

2014 a 2017  Prêmio TravellersChoice como um dos 10 melhores museus do Brasil – Trip Advisor

2013   3º lugar no Prêmio Iberoamericano de Educação em Museus, pelo Projeto Educativo Deficiente Residente

2012   Homenagem da Câmara Municipal de São Paulo

2012   Prêmio Darcy Ribeiro, conferido pelo IBRAM, pelo projeto educativo Deficiente Residente

2009  Certificado 5 estrelas em Acessibilidade, concedido pela Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo

2010  Prêmio IDEA – International Design Excellence Award – Ouro na categoria Design de Ambientes

2011   Prêmio IDEA Brasil – Vencedor na categoria Destaque Exportação