Imagem representativa do item

Brasil de Pelotas

  • Grêmio Esportivo Brasil
Tipo
Clube de Futebol Profissional
Fundação
07/09/1911

Clube do futebol profissional da cidade de Pelotas (RS), foi fundado por Breno Corrêa da Silva e Salustiano Brito, que estavam insatisfeitos com a diretoria do Sport Club Cruzeiro do Sul, por isso decidiram criar o próprio clube. Originalmente as cores deveriam ser verde e amarelo, mas outro clube da cidade já tinha cores similares, por isso foram adotadas a vermelha e a preta. Usa camisa vermelha, calção preto e meias brancas. O uniforme reserva é formado por camisas e calções branco e meias vermelhas. Primeiro campeão gaúcho, isso em 1919, tem como apelido Xavante, e manda seus jogos no Estádio Bento Freitas, cujo nome é homenagem a um ex-presidente do clube. Tem capacidade para 12.500 pessoas.

Jogadores e dirigentes

Quando Quem Atuação
Marcos Giovani Vieira Guimarães Goleiro(a)
?-2009 Marcos Giovani Vieira Guimarães Preparador(a) Físico(a)
1928-1929 Benedicto Atacante
1945-1946 Juvenal Zagueiro(a)
1977 Claudio Milton Cassal de Andrea Dirigente
1995 Rafael Cammarota Goleiro(a)
1999 Cuca Treinador(a)
2002 Mano Menezes Treinador(a)

Textos

HISTÓRICO DOS TIMES

GRÊMIO ESPORTIVO BRASIL – BRASIL DE PELOTAS

A cerveja é elemento recorrente no universo do futebol. A publicidade usa à exaustão a associação do esporte com a bebida alcoólica, notório também nos estádios, bares em dias de jogos e demais locais em que haja torcedores acompanhando uma partida de futebol. Vem também de uma cervejaria os primórdios de um time de futebol do Rio Grande do Sul, no início do século XX. Foram os trabalhadores da Cervejaria Haertel que fundaram o Sport Club Cruzeiro do Sul. E uma dissidência deste clube deu origem ao Grêmio Esportivo Brasil, também conhecido como Brasil de Pelotas.

O mito fundador do clube aponta que dois jogadores, Breno Corrêa da Silva e Salustiano Brito, se indispuseram com alguns colaboradores que estavam colocando uma cerca ao redor do campo, onde Breno, Salustiano e outros jogadores treinavam. Ao que os jogadores foram convidados para interromper o treino e ajudarem com a tal cerca, Breno e Salustiano não só não quiseram ajudar como foram embora do treino e do clube. A narrativa prossegue com ambos caminhando inconformados pelas ruas até pararem para conversar em um terreno próximo à Baixada, onde hoje se localiza o Estádio Bento Freitas. Lá tiveram a ideia de fundar um novo clube. O Estádio da Baixada é onde atualmente a equipe recebe seus adversários como mandante. Sua capacidade máxima é de 22 mil torcedores.

A fundação do Brasil de Pelotas efetivou-se na casa do pai de Salestiano, na Rua Santa Cruz, número 56. Onze membros compuseram a primeira diretoria, que teve Breno como secretário-adjunto e Darío Feijó como presidente. É provável que a data de fundação, 07 de setembro de 1911, tenha influenciado para a escolha do time. Ainda naquele ano, o time realizaria seu primeiro jogo, contra o Sete de Setembro, que acabou com um empate em 2 a 2, com os gols do Grêmio Sportivo Brasil marcados por Diogo Rodrigues. Em 1912, veio a primeira vitória, sobre o Tiradentes, também de Pelotas, em uma partida amistosa, por 2 a 0.

A primeira competição oficial do qual participou foi o Campeonato Citadino de Pelotas, disputado em 1913. Em 1917, veio o primeiro título deste torneio, que acabou resultando em um tricampeonato. E no mesmo ano em que veio o título de tricampeão do Campeonato Citadino de Pelotas, conseguiu também o de campeão gaúcho. A vitória que sacramentou esta conquista foi uma goleada de 5 a1 sobre o Grêmio Foot-ball Portoalegrense. Foi seu primeiro e único título deste torneio. Já o Campeonato da Cidade de Pelotas, além do tricampeonato entre 1917 e 1919, foi conquistado outras 24 vezes, a última delas em 2006.

Seu maior rival é o Esporte Clube Pelotas. O derby protagonizado por ambos é conhecido como Bra-Pel; e dos 410 jogos em que se enfrentaram, a vantagem é do Brasil de Pelotas: 141 vitórias, ante 123 vitórias do Esporte Clube Pelotas, além de 146 empates.  Suas cores são vermelho e preto e a mascote é o Índio Xavante. O hino oficial do clube teve letra e música compostas por José Costa.

O Brasil de Pelotas participou cinco vezes da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro (1978, 1979, 1984, 1985 e 1986). Dentre os jogadores cuja atuação pelo time é lembrada pela torcida como de destaque em toda a história estão o ponta-esquerda Alvariza (1917-1920), o centroavante Joaquinzinho (1950-1957), o centro-médio Tibiriçá (1942-1962), o meio-campo Galego (1945-1953), o goleiro Suli (1954-1956), o meio-campo Birinha (1958-1966) e o atacante Bira (1985). Além dos citados, foi um jogador do Brasil de Pelotas quem conquistou o posto de maior artilheiro da história do Campeonato Gaúcho: o atacante uruguaio Cláudio Milar, com 33 gols. Milar, o zagueiro Régis e o preparador de goleiros Giovane Guimarães foram vítimas fatais em um acidente no ônibus que estavam, em uma madrugada de sexta-feira no quilômetro 150 da BR-392, quando voltavam com outros integrantes da delegação da disputa de um amistoso contra o Santa Cruz.

REFERÊNCIAS:

EDER, J. BRAPEL: A Rivalidade no sul do Rio Grande. Editora e Gráfica Mundial, 2010.

MINI-ENCICLOPÉDIA DO FUTEBOL BRASILEIRO. Rio de Janeiro: Areté, 2004, p.99.

OSÓRIO, Sérgio Augusto Gastal & AMARAL, Mário Gayer. A História dos Bra-Péis. Pelotas: Editora Signus, 2008.

“Milar e mais 2 morrem em acidente de ônibus do Brasil-RS”. Site Terra Esportes: <http://esportes.terra.com.br/futebol/estaduais/campeonato-gaucho/milar-e-mais-2-morrem-em-acidente-de-onibus-do-brasil-rs,fe089eeef81fd310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html>. Último acesso em 22/07/2013.

SITE OFICIAL DO GRÊMIO ESPORTIVO BRASIL. <http://www.gebrasil.com.br>. Último acesso em 22/07/2013.

Pular para o conteúdo
Governo do Estado de SP