Imagem representativa do item

Gilsinho

  • Gilson Domingos Rezende Agostinho
Atuação
Atacante

Atacante revelado pelo E.C. Taubaté, considerado maior ídolo deste clube no século XXI.

Clubes e Federações

Quando Onde Atuação
1997-2002 Taubaté Atacante
2002-2003 São Bento de Sorocaba Atacante
2003-2004 Londrina Atacante
2009 Taubaté Atacante
2010 São Bento de Sorocaba Atacante
2010-2011 Taubaté Atacante

Textos

Gilsinho é considerado o maior ídolo recente do Taubaté. Foi promovido das categorias de base para o profissional em 1996, quando ainda jogava pela lateral direita. Nessa mesma temporada passou a jogar no meio campo se fixando em 2000, como atacante.

No ano de 2005, Gilsinho destacou-se jogando pelo Taubaté e chamou a atenção dos chineses, que levaram o atacante para atuar pelo Wuhan Huanghelou, clube da cidade de Wuhan, localizada na província de Hubei, China.

Pelo Wuhan Huanghelou, Gilsinho marcou vinte gols em vinte e seis partidas na temporada de 2005, e levou o clube (então recém-promovido à primeira divisão nacional) ao título de campeão da Copa da China, um feito à época inédito para a equipe de Wuhan.

Em 2006, fez dez gols em catorze partidas na liga e ajudou o clube a se manter na primeira divisão, mesmo brigando por motivos políticos com o treinador chinês Pei Encai, que não apreciava o futebol de estrangeiros e deixou Gilsinho de fora de algumas partidas ao longo da temporada. Atuou pelo Wuhan até o final de 2007, quando se transferiu para o Henan Jianye, também integrante da primeira divisão do futebol chinês. Permaneceu no time de Henan até o final de 2008.

No dia 6 de abril de 2009, retornou ao Esporte Clube Taubaté, seu time do coração. Mesmo com 31 anos e recebendo propostas muito superiores de clubes do Paulistão e da Série B do Brasileiro, Gilsinho aceitou retornar para sua cidade natal, a fim de ajudar no processo de reestruturação do clube que o revelou para o futebol.

Em 8 de novembro de 2009, Gilsinho marcou dois gols na vitória do Taubaté sobre o Palestra de São Bernardo, e garantiu o acesso do Burro da Central à Série A3 do Campeonato Paulista.

Não só com esses gols e o acesso, mas também com as atuações ao longo do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, Gilsinho escreveu de vez seu nome na história do Esporte Clube Taubaté.

Após o acesso, Gilsinho não renovou contrato com o Taubaté e retornou para outro clube por onde passou com sucesso: O São Bento, de Sorocaba, pelo qual disputou a Série A-2 do Campeonato Paulista em 2010.

Em novembro de 2010, Gilsinho foi contratado novamente pelo Esporte Clube Taubaté para a disputa da Série A-3 do Campeonato Paulista de 2011, juntamente com seu irmão mais novo Gisiel, que atua como goleiro pelo Esporte Clube Taubaté. Seu pai Luís Benício Agostinho não chegou ao profissionalismo, mas foi um respeitado ponta-esquerda no futebol amador de Taubaté, sua cidade natal. Seu filho Luís Guilherme, nascido em 1996, também é futebolista e atua pelas equipes de base do Corinthians.

Skip to content
Governo do Estado de SP