Imagem representativa do item

Bernardo Gonzales

Atuação
Goleiro(a)
Polivalente

Homem trans, professor e jogador de futebol amador. Formado em Ciências pela Universidade de São Paulo, atua em projetos de Educação Social com crianças e adolescentes. É colunista dos sites Ludopédio e Midia Ninja. Em 23 de junho de 2020, cedeu depoimento ao projeto do Museu do Futebol "Diversidade em Campo: Futebol LGBT+". Para conhecer mais, clique em "Referências".

Clubes e Federações

Quando Onde Atuação
T Mosqueteiros Goleiro(a)
2016-2018 Meninos Bons de Bola Polivalente
2019-? Madalenas Polivalente

Textos

Bernardo Gonzales é um homem trans que atua como professor de ciências em um projeto de educação social, jogador de futebol amador e ativista pelos direitos das pessoas trans. Escreve sobre suas experiências como atleta e ativista nos sites Ludopédio e Midia Ninja. Atuou no Meninos Bons de Bola, primeiro time de futebol de homens trans do Brasil. Joga no S.C. T Mosqueteiros, time LGBTQIAP+ de São Paulo.

Nascido na periferia de São Paulo em 23 de março de 1989, passou por muitas dificuldades na infância. Na infância, tomou gosto por esportes e aprendeu a jogar futebol pelos ensinamentos de seu professor de educação física aliado à sua vontade.

Bernardo conta que foi com a Copa de 1994 que descobriu que queria o futebol para a sua vida, o campeonato o fez sentir muita emoção. Ele relembra de toda a magia que envolvia o torcedor e as seleções, na época em que as ruas e os muros eram pintados e bandeiras expostas, causando uma comoção geral.

Aos 15 anos sofreu um atropelamento e quebrou o seu joelho, afastando-se do futebol. Durante a faculdade, tentou voltar a praticar o esporte, mas as questões de classe e raça o incomodavam, fazendo com que novamente se afastasse. Voltou a jogar bola somente no Meninos Bons de Bola, em 2016.

Ele ressalta a importância do futebol como espaço político, sobretudo por ser um esporte desenhado por homens brancos, cis gênero e de classe média. O esporte deve se configurar a fim de incluir a comunidade LGBTQIAP+.

Toda a vivencia e os estudos levaram o menino que torcia para o Corinthians na infância a torcer para times inclusivos.

Cedeu entrevista, em 12 de julho de 2022, ao projeto do Museu do Futebol "Diversidade em Campo: Futebol LGBTQIAP+".

Skip to content
Governo do Estado de SP