Imagem representativa do item

Bernardo Gonzales

Atuação
Polivalente

Homem trans, professor e jogador de futebol amador. Formado em Ciências pela Universidade de São Paulo, atua em projetos de Educação Social com crianças e adolescentes. É colunista dos sites Ludopédio e Midia Ninja. Em 23 de junho de 2020, cedeu depoimento ao projeto do Museu do Futebol "Diversidade em Campo: Futebol LGBT+". Para conhecer mais, clique em "Referências".

Clubes e Federações

Quando Onde Atuação
2016-2018 Meninos Bons de Bola Polivalente
2019-? Madalenas Polivalente

Textos

Nascido em São Paulo em 23 de março de 1989, Bernardo Gonzales é trans masculino, professor, jogador de futebol amador e ativista pelos direitos das pessoas trans. Atuou no Meninos Bons de Bola, primeiro time de futebol de homens trans do Brasil. Escreve sobre suas experiências como atleta e ativista nos sites Ludopédio e Midia Ninja. 

Participou em 20 de Maio de 2017 do projeto "Violências Indizíveis", encontro realizado pelo Museu do Futebol em parceria com o Intermuseus durante a 15ª Semana de Museus promovida pelo IBRAM. Membros de coletivos de torcedores, pesquisadores, atletas gays, trans e outros representantes da sociedade civil estiveram no museu para refletir sobre a representação ou não dos grupos LGBT+ no esporte e no próprio Museu do Futebol.

Cedeu depoimento ao Museu do Futebol em 27 de junho de 2020. Sua entrevista compõe o acervo do projeto "Diversidade em Campo: Futebol LGBT+".

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support