Imagem representativa do item

Luiz Carlos Boaventura

  • Feijão

Clubes e Federações

Quando Onde Atuação
1974-1975 Paysandu
11/06/1973-11/09/1973 Santa Cruz
18/02/1972-18/09/1972 Fluminense de Feira de Santana
25/01/1973-25/08/1973 Itabuna

Textos


Luiz Carlos Boaventura, conhecido também como Feijão, é natural da zona oeste da cidade de São Paulo, mais especificamente da Vila Sônia. Nasceu em 16 de janeiro de 1945, mas só foi registrado em 19 do mesmo mês. 

Sua relação com o futebol tem início na década de 1960, quando ainda criança se inseriu nas categorias de base do Comercial da Capital e disputou campeonatos pela categoria infantil. Curiosamente, em sua primeira partida, contra o time Estrela da Saúde, chegou atrasado e teve de jogar pelo juvenil - categoria superior à sua. Foi desta maneira que, logo depois, entrou para a equipe juvenil do Santos FC.

Após sua passagem pelo Santos, transferiu-se para o Jabaquara, onde obteve seu primeiro contrato atuando como profissional. Depois de passar por times do Estado de São Paulo, Feijão se transferiu para o Comerciário, time da cidade de Criciúma (SC). Logo depois, foi negociado com o Comercial de Joaçaba, time do Oeste catarinense.

Depois de sua atuação nos times do sul do Brasil, migrou para o Rio de Janeiro para defender as cores do Fluminense, e foi lá que após poucos meses foi descoberto pelo Vitória FC. Em solos capixabas e já no ano de 1968, Luiz Carlos foi contratado pelo Colatinense. Posteriormente, Feijão foi para o Botafogo da Bahia, onde atuou durante dois anos, tendo sido emprestado ao Fluminense de Feira de Santana no ano de 1971. Seguidamente, e ainda no nordeste, mudou-se para Recife para defender as cores do Santa Cruz fazendo parte do time Pentacampeão de 1973. Para completar sua jornada como jogador de futebol, atuou pelo Paysandú de Belém do Pará entre os anos de 1974 e 75.

Após largar o futebol profissional Feijão voltou a São Paulo e jogou pelas equipes do Veteranos Paulista e do Milionários durante a década de 1980. Esses times agrupavam muitos ex-jogadores de grande fama, entre eles Djalma Dias, Ademar Pantera, Lima, Garrincha, Domingos da Guia, entre outros. Essas equipes amadoras eram convidadas para jogar em dias festivos nas cidades do interior, promovendo grande festa e comoção por onde passavam.

Entre o começo da década de 1980 e o final de 1990, Luiz Carlos passou a se dedicar ao trabalho com as crianças nas escolinhas de futebol. Vale ressaltar que, concomitante a esse trabalho, auxiliou nas categorias de base do Juventus da Mooca, onde conheceu importantes personalidades como o treinador Fernando Diniz. Em 2019, quando cedeu entrevista ao Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) morava na Mooca, bairro com o qual criou forte relação.

 

Skip to content
Governo do Estado de SP