Imagem representativa do item

Josue Junior

Atuação
Meio Campo
Dirigente

Formado em ciências contábeis, atuava como jogador do Inconfidentes Pride em 2021. Cedeu entrevista para o "Diversidade em Campo: Futebol LGBTQIAP+" em 10 de março de 2021, projeto idealizado pelo Museu do Futebol em 2020. Para conhecer mais, clique em "Referências".

Clubes e Federações

Quando Onde Atuação
?-2020 Bharbixas Meio Campo
Inconfidentes Pride Meio Campo
Inconfidentes Pride Dirigente
2021-? LiGay Nacional de Futebol Dirigente

Textos

Pernambucano de nascença e mineiro de coração, Josue Junior nasceu em Petrolina (PE) em 06 de junho de 1986 e respira futebol desde sua infância. Das peladas na rua para as categorias de base do Vitória (Salvador-BA) aos 12 anos, o São Paulino nunca deixou de jogar, mesmo não seguindo a carreira profissional. Torcedor do São Paulo F.C., Josue guarda com carinho o time de Telê Santana: um time desacreditado que, segundo o próprio, se firmou no futebol nacional.

Com 12 anos, entrou para o elenco do Vitória da categoria de base, retornando para a sua cidade com 14 anos, quando ingressou no time 1° de Maio. Com cerca de 17 anos, surgiu a oportunidade de participar de uma peneira para entrar no Cruzeiro (MG), ele passou no teste, mas, por ter se lesionado, sua estadia no clube não durou muito. Após se recuperar, passou por algumas equipes amadoras de Belo Horizonte (MG) e, em 2010, resolveu se afastar do campo para dedicar-se para a faculdade.

Em agosto de 2017, teve o joelho lesionado e precisava se recuperar, afastando-se dos gramados. Em outubro do mesmo ano, após ver uma matéria de um time que disputaria a Gay Games em Paris no ano seguinte, o Bees Cats (RJ), descobriu o futebol LGBTQIAP+ e interessou-se. Sendo assim, entrou em contato com o time, que o indicou o Bharbixas (MG) para ingressar. Com apenas um treino, disputou a Ligay pelo time, que foi campeão ainda em 2017.

Através de discidentes do Bharbixas, em 2020 surgiu o Inconfidentes Pride (MG), o time LGBTQIAP+ conta com Josue no quadro de líderes, considerado presidente. O camisa 10 do Inconfidentes gosta de atuar como meia porque, para ele, é uma posição que pensa o jogo a todo momento. A dedicação e trabalho com o futebol inclusivo não param por aí: Josue foi presidente da LiGay Nacional de Futebol Society, instituição que organiza, desde 2017, a Champions LiGay.

Cedeu entrevista, em 10 de março de 2020, ao projeto do Museu do Futebol "Diversidade em Campo: Futebol LGBTQIAP+".

Skip to content
Governo do Estado de SP