Primavera dos Museus: Memórias e Resistência

Primavera dos Museus: Memórias e Resistência

24 de setembro de 2023 / 11:00 - 12:00

Neste dia o Museu do Futebol participa da 17ª Primavera dos Museus, iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A ação ocorre anualmente durante o início da estação da primavera, envolvendo museus e instituições culturais em todo o Brasil. Em 2023 o tema é Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas.

Para o Museu do Futebol a Primavera dos Museus traz a atividade  Memória e Resistência – Provocações Transmaculinas sobre a exposição principal, com intuito de propor um olhar crítico sobre a mostra. O atleta Tatto Oliveira, que é homem trans e fundador do Futebol Clube T Mosqueteiros, equipe de futsal amador transmasculino, realizará uma visita mediada à exposição com todos os presentes com intuito de propor uma perspectiva sobre a exposição principal através do olhar de um corpo transmasculino que vivência o futebol cotidianamente. Com essa ação a ideia é informar e intensificar a relação dos museus com a sociedade

As memórias da comunidade LGBT+ são fundamentais para compreender a luta por direitos civis, igualdade e respeito. Ao longo da história, indivíduos LGBT+ têm enfrentado discriminação, marginalização e perseguição em muitas sociedades. A democracia desempenha um papel importante ao garantir que os direitos das pessoas LGBT+ sejam protegidos e respeitados e o Museu do Futebol reafirma esse compromisso com a sociedade.

24 de setembro de 2023