Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

As torcidas antes das redes sociais

Carregando Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já passou.

As torcidas antes das redes sociais

7 de agosto de 2021 / 11:00 - 13:00

Livre
As torcidas antes das redes sociais - Convidados: Cleomar Marques - Força Jovem Goiás João Roberto - Torcida Independente Leo Souza (Moita) - Torcida Máfia Azul Márcio França - Terror Bicolor Mario Laki - Camisa 12 do Internacional Regis Alves - Cearamor e diretor da ANATORG Mediação: Vitor Canale - doutor em História, mestre em Educação Física e pesquisador de torcidas organizadas paulistas.

Se você pertence ao grupo dos nascidos antes dos Millenials, deve se lembrar de um mundo sem celulares ou internet e de uma comunicação não tão instantânea. Comunicação à distância só por telefone fixo, telefone público e por cartas.

Escritas à mão ou datilografadas, nos anos 1980 e 1990, antes dos celulares e das redes sociais, as torcidas dos clubes se comunicavam por meio de cartas com seus sócios e com as demais torcidas. Nesta época toda organizada tinha um diretor de relações públicas com intuito de escrever e responder cartas das demais torcidas do Brasil, para divulgar e passar informações de sua própria torcida.

Esse modo de comunicação criou grupos de pessoas que colecionaram cartas, que tinham todo um charme, com papeis, adesivos e envelopes timbrados.

O Museu do Futebol localizou estes colecionadores e torcedores para contar, em uma live inédita, como era a comunicação quando as informações não tinham pressa.

Detalhes

Data
7 de agosto de 2021
Hora
11:00 - 13:00
Preço:
Livre

Local

Facebook e YouTube

Organizador

Museu do Futebol
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Governo do Estado de SP