As torcidas antes das redes sociais

As torcidas antes das redes sociais

7 de agosto de 2021 / 11:00 - 13:00

As torcidas antes das redes sociais - Convidados: Cleomar Marques - Força Jovem Goiás João Roberto - Torcida Independente Leo Souza (Moita) - Torcida Máfia Azul Márcio França - Terror Bicolor Mario Laki - Camisa 12 do Internacional Regis Alves - Cearamor e diretor da ANATORG Mediação: Vitor Canale - doutor em História, mestre em Educação Física e pesquisador de torcidas organizadas paulistas.

Se você pertence ao grupo dos nascidos antes dos Millenials, deve se lembrar de um mundo sem celulares ou internet e de uma comunicação não tão instantânea. Comunicação à distância só por telefone fixo, telefone público e por cartas.

Escritas à mão ou datilografadas, nos anos 1980 e 1990, antes dos celulares e das redes sociais, as torcidas dos clubes se comunicavam por meio de cartas com seus sócios e com as demais torcidas. Nesta época toda organizada tinha um diretor de relações públicas com intuito de escrever e responder cartas das demais torcidas do Brasil, para divulgar e passar informações de sua própria torcida.

Esse modo de comunicação criou grupos de pessoas que colecionaram cartas, que tinham todo um charme, com papeis, adesivos e envelopes timbrados.

O Museu do Futebol localizou estes colecionadores e torcedores para contar, em uma live inédita, como era a comunicação quando as informações não tinham pressa.

7 de agosto de 2021