Curso Racismo e Esporte

Curso Racismo e Esporte

3 de novembro de 2020 / 10:00 - 12:00

Ilustração com os dizeres: Curso racismo e esporte. Racismo - o mal-estar civilizatório do nosso tempo. Aula 1, 3/11, 10h às 12h. Inscrições pelo Sympla. Com Amailton Magno Azevedo.

Edson Arantes do Nascimento tornou-se o Rei do Futebol apesar da cor de sua pele: tornou-se, assim, o primeiro herói negro brasileiro de alcance global, inspirando e incentivando pelo exemplo milhões de outras pessoas. Pelé, porém, sempre evitou falar sobre racismo, e é cobrado por isso até hoje. Como poderíamos compreender melhor as atitudes do Rei Pelé ao longo do século XX no Brasil? Você sabe, afinal, o que é racismo e porque esse tema está cada vez mais debatido no nosso dia a dia? O que tudo isso pode nos dizer sobre o Brasil de ontem e hoje? Para debater o assunto com profundidade, o Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, realiza em novembro um curso gratuito sobre Racismo e Esporte.

As aulas acontecerão online pelo YouTube do Museu do Futebol, com emissão de certificado para quem realizar inscrição prévia e assistir aos encontros ao vivo. Os encontros são sempre às terças-feiras, nos dias 3, 10 e 17 de novembro, das 10h às 12h.

Este evento é relacionado à exposição temporária “Pelé 80 – O Rei do Futebol” a ser lançada em breve pelo Museu do Futebol. O Museu e a exposição contam com o patrocínio do Itaú Unibanco por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

AULA 1
Dia 03/11 – Racismo: o mal estar civilizatório do nosso tempo
Com Amailton Magno Azevedo – Prof. Dr. do Programa de Estudos Pós Graduados em História e do Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).

Seria o racismo o mal estar civilizatório do nosso tempo? Seria o racismo brasileiro semelhante ou diferente do norte americano? Quais seus antecedentes históricos? Haveria formas de superação do racismo? Pretende-se com essas questões abordar o racismo anti-negro no Brasil e seus desdobramentos no futebol.

INSCRIÇÕES:

3 de novembro de 2020