Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Curso Racismo e Esporte

Carregando Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já passou.

Curso Racismo e Esporte

3 de novembro de 2020 / 10:00 - 12:00

Livre
Ilustração com os dizeres: Curso racismo e esporte. Racismo - o mal-estar civilizatório do nosso tempo. Aula 1, 3/11, 10h às 12h. Inscrições pelo Sympla. Com Amailton Magno Azevedo.

Edson Arantes do Nascimento tornou-se o Rei do Futebol apesar da cor de sua pele: tornou-se, assim, o primeiro herói negro brasileiro de alcance global, inspirando e incentivando pelo exemplo milhões de outras pessoas. Pelé, porém, sempre evitou falar sobre racismo, e é cobrado por isso até hoje. Como poderíamos compreender melhor as atitudes do Rei Pelé ao longo do século XX no Brasil? Você sabe, afinal, o que é racismo e porque esse tema está cada vez mais debatido no nosso dia a dia? O que tudo isso pode nos dizer sobre o Brasil de ontem e hoje? Para debater o assunto com profundidade, o Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, realiza em novembro um curso gratuito sobre Racismo e Esporte.

As aulas acontecerão online pelo YouTube do Museu do Futebol, com emissão de certificado para quem realizar inscrição prévia e assistir aos encontros ao vivo. Os encontros são sempre às terças-feiras, nos dias 3, 10 e 17 de novembro, das 10h às 12h.

Este evento é relacionado à exposição temporária “Pelé 80 – O Rei do Futebol” a ser lançada em breve pelo Museu do Futebol. O Museu e a exposição contam com o patrocínio do Itaú Unibanco por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

AULA 1 
Dia 03/11 – Racismo: o mal estar civilizatório do nosso tempo
Com Amailton Magno Azevedo – Prof. Dr. do Programa de Estudos Pós Graduados em História e do Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). 

Seria o racismo o mal estar civilizatório do nosso tempo? Seria o racismo brasileiro semelhante ou diferente do norte americano? Quais seus antecedentes históricos? Haveria formas de superação do racismo? Pretende-se com essas questões abordar o racismo anti-negro no Brasil e seus desdobramentos no futebol.

INSCRIÇÕES:
https://is.gd/racismoaula1

Vídeo

Detalhes

Data
3 de novembro de 2020
Hora
10:00 - 12:00
Preço:
Livre
Categoria de Evento:

Local

Facebook e YouTube

Organizador

Museu do Futebol
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Governo do Estado de SP