Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Editatona Goleiros e Goleiras

Carregando Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já passou.

Editatona Goleiros e Goleiras

20 de novembro de 2021 / 10:00 - 17:00

Editatona Goleiros e Goleiras

Em parceria com o Wiki Movimento Brasil, o Museu do Futebol sedia uma nova edição da Editatona – maratona de edição que reúne voluntários para criar e melhorar verbetes da Wikipédia com fontes confiáveis e verificadas sobre determinado tema. Desta vez, o foco serão os goleiros e goleiras do futebol e do futsal brasileiro e das modalidades adaptadas. O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

A temática do evento está relacionada a exposição temporária “Tempo de Reação – 100 Anos do goleiro Barbosa”, que fica em cartaz até janeiro de 2022. A mostra homenageia o centenário de Moacyr Barbosa (1921-2000), goleiro do Vasco da Gama e da Seleção Brasileira, além de comemorar os 150 anos da invenção da posição. Na exposição, os visitantes acompanham a trajetória de goleiras e goleiros e vivenciam a experiência de ver um jogo na perspectiva do arqueiro embaixo de traves de tamanho oficial.

Essa é quinta Editatona organizada pelo Museu do Futebol em parceria com o Wiki Movimento Brasil. Em agosto de 2021, a instituição sediou uma maratona de edição com foco nas Paralimpíadas de Tóquio, destacando os atletas brasileiros e as modalidades disputadas. Em 2019, como parte da programação da mostra temporária “CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol”, foram realizadas três edições sobre o futebol de mulheres, abrangendo as jogadoras da Seleção Brasileira e dos clubes do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores da América. Ao todo foram 68 artigos criados e 195 editados, resultando em 1.95 milhões de visualizações somente naquele ano.

A Editatona Goleiras e Goleiros será realizada de forma presencial no auditório do Museu do Futebol. Em respeito às orientações de combate à pandemia do coronavírus, serão apenas 15 vagas, com uso obrigatório de máscara e respeito ao distanciamento social. O museu vai oferecer lanche e certificado de participação.

Interessados devem enviar nome e RG para o e-mail: crfb@museudofutebol.org.br.


Inscrições:
Envie nome e RG para crfb@museudofutebol.org.br (vagas limitadas)

Requisitos:
Levar um notebook
Criar uma conta na Wikipédia antes do evento

Programação:
10:00 Recepção/Café da manhã
10:30 Treinamento para as edições com Wiki Movimento Brasil
11:00 Início das edições
13:00 Intervalo
14:00 Edição de verbetes
17:00 Encerramento

Detalhes

Data
20 de novembro de 2021
Hora
10:00 - 17:00
Categoria de Evento:

Local

Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/n
São Paulo,

Organizador

Museu do Futebol
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Governo do Estado de SP