O minicurso tem o objetivo de subsidiar profissionais de museus não especializados em comunicação – mas que desempenham ou gostariam de desempenhar essa função no dia a dia – a entender e melhor aproveitar as ferramentas disponíveis online para utilizar a internet na construção de um relacionamento com diferentes públicos. Serão dicas muito básicas, indicadas para quem tem pouca experiência no uso das redes sociais institucionais.
Inscrição: Até 17 de setembro pelo link https://www.sympla.com.br/minicurso-basico—comunicacao-digital-para-museus__972478
Vagas: 30
Seleção: A equipe do Museu do Futebol selecionará os participantes avaliando em que casos o minicurso poderá ser mais proveitoso. Os resultados serão divulgados no dia 18/9.
Transmissão: Pelo Google Meets, apenas para pré-inscritos. Os participantes necessariamente deverão se conectar em um computador (e não no celular) para poder visualizar bem os exemplos e participar dos exercícios.
22/9 | 10h às 12h | Aula 1 – Design de sobrevivência
Com o designer do Museu do Futebol, Hugo Takeyama
Neste módulo, os participantes vão conhecer ferramentas online gratuitas para construir cards básicos para usar nas redes sociais, a partir de modelos pré-existentes e bancos de imagens. Os participantes vão aprender como combinar elementos, filtros e tipologia.
23/9 | 10h às 12h | Aula 2 – Facebook
Com a assessora de Comunicação e Marketing do Museu do Futebol, Renata Beltrão
Neste módulo, os participantes vão conhecer as ferramentas disponibilizadas pelo Facebook para gerenciamento de páginas, como o Estúdio de Criação, Publicações Cruzadas, dentre outras, que permitem agendar posts e programar conteúdos em parceria com outras páginas oficiais. Também será mostrado como funciona e o Gerenciador de Anúncios.
24/9 | 10h às 12h | Aula 3 – Instagram
Com o social media do Museu do Futebol, José Mota.
A partir da experiência do Museu do Futebol, os participantes poderão entender como montar um planejamento de posts para o Instagram a partir de temas relevantes para suas próprias instituições; dicas sobre como aumentar o engajamento e atrair novos públicos e como usar o Estúdio de Criação do Facebook para postar no Instagram.