Mulheres na arbitragem

Carregando Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já passou.

Mulheres na arbitragem

30 de maio de 2023 / 11:00 - 13:00

Livre
Arte em fundo amarelo mostrando vários desenhos de coroas vermelhas e uma coroa azul

O Brasil tem histórico pioneiros de mulheres atuando na arbitragem de jogos de futebol: de Léa Campos, primeira mulher do mundo a se tornar árbitra, em 1967; a Edina Alves Batista, primeira a apitar um jogo masculino profissional da FIFA em 2021. Com a maior visibilidade do futebol de mulheres no Brasil, cresceu também o número de árbitras em campo. Para falar desse assunto, o Museu do Futebol promove no dia 30/5 o debate Mulheres na Arbitragem como parte da programação cultural associada à exposição temporária Rainhas de Copas, em cartaz no museu. 

O bate-papo terá a participação da árbitra Edina Alves Batista, da comentarista da ESPN e ex-árbitra Renata Ruel e da presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol, Ana Paula da Oliveira para conversar sobre as singularidades da modalidade com a jornalista e pesquisadora Lu Castro, que é uma das curadoras da exposição temporária. O evento acontece a partir das 11h no auditório do Museu do Futebol com entrada gratuita. Localizado no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, o Museu é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.  

Saiba mais sobre as participantes:  

Edina Alves Batista é árbitra de futebol e educadora física brasileira. Pertence ao quadro de árbitros da FPF, CBF, CONMEBOL e FIFA. É a árbitra com mais jogos na história da Série A do Campeonato Brasileiro. 

Renata Ruel é comentarista dos canais ESPN, ex-árbitra de futebol do quadro da FPF e CBF. Tem MBA em Gestão do Esporte, pós-graduação em Jornalismo Esportivo e graduação em Administração e Pedagogia. É jornalista, colunista, palestrante, professora e criadora do canal Apitoresco. 

Ana Paula Oliveira é jornalista esportiva e ex-bandeirinha – uma das primeiras mulheres a atuar na primeira divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol, entre 1998 e 2007. Desde 2020 é presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol. 

Detalhes

Data
30 de maio de 2023
Hora
11:00 - 13:00
Preço:
Livre
Categoria de Evento:

Local

Auditório do Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/n
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map

Organizador

Museu do Futebol
Skip to content
Governo do Estado de SP