153ª Reunião do Memofut

Carregando Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já passou.

153ª Reunião do Memofut

3 de junho de 2023 / 09:00 - 13:00

Livre
Ilustração em fundo azul onde se lê Memofut em amarelo

O Grupo Literatura e Memória do Futebol (Memofut) faz sua 153º reunião neste sábado no auditório do Museu do Futebol, em São Paulo, com três apresentações principais, envolvendo a presença de jogadores no Exército brasileiro e a trajetória dos jogadores Zito e Antônio Schank Filho, que estava no primeiro jogo em que Pelé marcou um gol como profissional, em 1956. Schank participa pessoalmente do encontro, que começa às 9h. Localizado no Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.  

Na primeira pauta do dia, o membro do Memofut Aristides Almeida Rocha apresenta pesquisa sobre a presença de três ícones do futebol brasileiro no Exército. Às 9h30 começa o bate-papo com Schank, que foi jogador do São Caetano, Nacional, Juventus, Garça, Corinthians (Santo André), Ypiranga e Monte Alegre (São Caetano). Ele estava em campo na primeira partida profissional em que Pelé marcou um gol, disputada em Santo André contra o Corinthians da cidade, no feriado de 7 de setembro de 1956. Ele conversa com o presidente do Corinthians de Santo André, José Orlando de Moura, e o escritor e jornalista do Diário do Grande ABC, Ademir Medici. 

Às 11h30 a programação tem bate-papo com o jornalista e escritor Odir Cunha, autor do livro Zito: o líder essencial (São Paulo: Verbo Livre, 2023), onde detalha como a personalidade e liderança de Zito foram fundamentais para o sucesso do Santos e da seleção brasileira nas décadas de 1950 e 60. O livro estará à venda no local pelo preço de R$ 89,00. Com passagem por diversos órgãos de imprensa, como Jornal da Tarde e O Globo e rádios Record, Globo e Excelsior, Odir é autor de diversos livros sobre futebol. 

O acesso à reunião do Memofut é gratuito.  

Detalhes

Data
3 de junho de 2023
Hora
09:00 - 13:00
Preço:
Livre

Local

Auditório do Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/n
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map

Organizador

Museu do Futebol
Skip to content
Governo do Estado de SP