Mulheres varzeanas | Mesa 1

Mulheres varzeanas | Mesa 1

14 de setembro / 17:00 - 18:00

Livre
Mulheres Varzeanas: a liga feminina de futebol amador. Com Jaqueline Paula, Mônica Melo, Silvani Chagas, Maria Amorim (mediação). YouTube do Museu do Futebol

Nos dias 14 e 21 de setembro (terça-feira), das 17h às 19h, o Museu do Futebol apresentará o webinário “Mulheres Varzeanas: O Campo da Quebrada Como Espaço de Acolhimento e Resistência”, que abordará a Liga Feminina de Futebol Amador e as perspectivas do futebol feminino no Brasil. O evento será feito pelo Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com o Coletivo Perifeminas, a Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura e o Espaço Cultural Dona Xica.

Serão duas mesas. A primeira tem como tema “A Liga Feminina de Futebol Amador: histórico, desafios e avanços” e será realizada no dia 14 de setembro com a participação de Silvani Chagas, do Perifeminas; de Mônica Melo, diretora e técnica do time feminino Palmeirinha Paraisópolis; e de Jaqueline Paula, presidente do time feminino Favela Iporanga. A mediação será de Maria Amorim, diretora da Equipe Varzeana Apache, e idealizadora da Liga Feminina de Futebol Amador.

Já a segunda mesa, “Perspectivas do futebol feminino na teoria e na prática”, está marcada para o dia 21 de setembro e contará com a jornalista Lu Castro, coautora do livro “Futebol Feminista – Ensaios”; a pesquisadora de futebol feminino Aira Bonfim; e de Nayara Perone, diretora e jogadora do JogaMiga, que reúne mulheres para jogar futebol em São Paulo. A mediação fica por conta da educadora Sidineia Chagas, que coordena o Perifeminas e Perifemanos.

O evento será transmitido gratuitamente pelo YouTube do Museu do Futebol. Não é necessário fazer inscrição, basta acessar o canal pela internet.

Preço:
Livre