Live: Afrofuturismo

Live: Afrofuturismo

16 de setembro de 2021 / 12:00 - 13:00

Afrofuturismo e as possíveis narrativas para a vivência negra. Live no Instagram

Na próxima quinta-feira (16), às 12h, o Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, convida o escritor Fabio Kabral para um bate-papo no Instagram sobre o tema “Afrofuturismo e as possíveis narrativas para a vivência negra“.

Afrofuturismo é um movimento cultural, social e político que promove o encontro entre ficção científica, tecnologia, realismo fantástico, ancestralidade, mitologia e diáspora africana negra, com o objetivo de retratar os dilemas negros e interrogar eventos históricos relacionados ao racismo global. Tais narrativas ficcionais permitem imaginar novos futuros para a população negra, assim como reelaborar o passado — que historicamente é de desconexão com o continente africano e suas narrativas, perdidas no tempo e nas correntes da escravidão.

Quem comanda a live é o escritor Fabio Kabral, referência dentro do movimento afrofuturista brasileiro. É autor dos romances “Ritos de Passagem” (Giostri, 2014), “O Caçador Cibernético da Rua 13” (Malê, 2017) e “A Cientista Guerreira do Facão Furioso” (Malê, 2019). Também é cofundador do site O Lado Negro da Força, que promove e fomenta a presença negra na cultura pop. Escreve artigos e ensaios sobre afrofuturismo publicados em livros, revistas, reportagens, jornais e blogs.

O evento busca aproximar a exposição temporária “Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa” do universo das artes a partir de sua temática antirracista, bem como pela opção estética afrofuturista aplicada à mesma.  A mostra, em cartaz até dia 21 de novembro no espaço físico do museu, levanta reflexões sobre a história do goleiro Moacyr Barbosa (1921-2000) cuja trajetória escancara o modo como o racismo opera na sociedade brasileira: ao lado dos outros dois jogadores negros da Seleção Brasileira em 1950, Barbosa foi injustamente culpado pela derrota do Brasil para o Uruguai no “Maracanazzo”.

A live será transmitida no Instagram do Museu do Futebol.

16 de setembro de 2021
Categoria de Evento: