Live: Afrofuturismo

Carregando Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já passou.

Live: Afrofuturismo

16 de setembro / 12:00 - 13:00

Livre
Afrofuturismo e as possíveis narrativas para a vivência negra. Live no Instagram

Na próxima quinta-feira (16), às 12h, o Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, convida o escritor Fabio Kabral para um bate-papo no Instagram sobre o tema “Afrofuturismo e as possíveis narrativas para a vivência negra“.

Afrofuturismo é um movimento cultural, social e político que promove o encontro entre ficção científica, tecnologia, realismo fantástico, ancestralidade, mitologia e diáspora africana negra, com o objetivo de retratar os dilemas negros e interrogar eventos históricos relacionados ao racismo global. Tais narrativas ficcionais permitem imaginar novos futuros para a população negra, assim como reelaborar o passado — que historicamente é de desconexão com o continente africano e suas narrativas, perdidas no tempo e nas correntes da escravidão.

Quem comanda a live é o escritor Fabio Kabral, referência dentro do movimento afrofuturista brasileiro. É autor dos romances “Ritos de Passagem” (Giostri, 2014), “O Caçador Cibernético da Rua 13” (Malê, 2017) e “A Cientista Guerreira do Facão Furioso” (Malê, 2019). Também é cofundador do site O Lado Negro da Força, que promove e fomenta a presença negra na cultura pop. Escreve artigos e ensaios sobre afrofuturismo publicados em livros, revistas, reportagens, jornais e blogs.

O evento busca aproximar a exposição temporária “Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa” do universo das artes a partir de sua temática antirracista, bem como pela opção estética afrofuturista aplicada à mesma.  A mostra, em cartaz até dia 21 de novembro no espaço físico do museu, levanta reflexões sobre a história do goleiro Moacyr Barbosa (1921-2000) cuja trajetória escancara o modo como o racismo opera na sociedade brasileira: ao lado dos outros dois jogadores negros da Seleção Brasileira em 1950, Barbosa foi injustamente culpado pela derrota do Brasil para o Uruguai no “Maracanazzo”.

A live será transmitida no Instagram do Museu do Futebol.

Detalhes

Data
16 de setembro
Hora
12:00 - 13:00
Preço:
Livre
Categoria de Evento:

Local

Instagram
Website:
www.instagram.com/museudofutebol

Organizador

Museu do Futebol
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support