No dia 14 de abril completam-se 80 anos do decreto-lei que proibiu as mulheres brasileiras de disputarem diversos esportes considerados “impróprios” para o corpo feminino, como o futebol. Para rememorar a data, o Museu do Futebol apresenta o webinário Proibidas e Insurgentes | Os 80 anos da Lei que vetou mulheres no esporte – Lutas, conquistas e reflexões para o futuro, que será composto de cinco módulos realizados entre 30 de março e 27 de abril, toda terça-feira, das 17h às 19h.
A Mesa #04: Inseridas debate a inclusão do surf e do skate nos Jogos Olímpicos e reflexões sobre a história das mulheres que nem sempre puderam ocupar as ondas e half-pipes para competir. A mesa também traz o rugby 7, modalidade pouco conhecida no Brasil. As convidadas são a ex-surfista Tita Tavares, primeira mulher a tirar nota 10 no circuito mundial de surf; a ex-skatista Tat Marques, designer de shapes e conselheira da Confederação Brasileira de Skate; e a atleta da seleção brasileira de rugby 7, Isadora Cerullo. A mediação é da jornalista, apresentadora e surfista Erica Prado. Haverá também participação especial de Mariana Miné, CEO da Confederação Brasileira de Rugby.
O webinário Proibidas e Insurgentes tem curadoria da jornalista Lu Castro e da pesquisadora Silvana Goellner e apoio do Brazil Chevening Sport Business Alumni, grupo de ex-alunos que cursaram mestrados na área esportiva em universidades do Reino Unido com bolsa Chevening, da ONG Think Olga, do Grupo Mulheres do Brasil – Comitê Esportes e da ONU Mulheres.