EXPOSIÇÃO VIRTUAL

Lea Campos, a primeira árbitra

Desde julho de 2019

A história de Lea Campos é sinônimo de resistência. Lutando contra as proibições e preconceitos da época, a mineira passou por concursos de beleza, política e jornalismo até conquistar o título de primeira mulher a ser árbitra de futebol. Esta exposição conta a trajetória de luta que Lea precisou para alcançar seus sonhos.  

Data
Desde julho de 2019

Acesso gratuito na plataforma Google Arts&Culture.

Luta e resistência

Página de jornal em preto e branco com a foto de Lea Campos

Durante 40 anos, entre 1941 e 1979, as mulheres foram impedidas de praticar esportes no Brasil. Mas quem disse que apitar também era proibido? Foi usando esta brecha que Lea Campos desafiou a todos e se tornou a primeira mulher árbitra de futebol, história retratada nesta exposição virtual no Google Art & Culture. 

Não foram poucas as tentativas de barrar a mineira de alcançar seus objetivos. Mas ela resistiu. A exposição mostra que ela destacou em todas as áreas que se propôs a atuar, desde concursos de beleza à política, até conseguir o tão sonhado diploma de arbitragem. 

Além disso, a mostra relata que, depois de muito esforço, Lea representou o Brasil no exterior, foi atração de jogos em solo nacional, abriu diversas portas, mas um acidente precoce interrompeu sua promissora carreira como árbitra.  

Acesse a exposição

Ficha técnica

Pesquisa
Aira Bonfim e Cassimano

Textos
Aira Bonfim e Daniela Alfonsi

Skip to content
Governo do Estado de SP