EXPOSIÇÃO VIRTUAL

Memórias da Copa de 1970

Desde outubro de 2020

Poucas vezes na história do futebol uma torcida uniu-se tão fortemente a um time estrangeiro como os mexicanos no apoio à Seleção Brasileira na Copa de 1970. Esta exposição virtual no Google Arts&Culture lembra essa história.

Data
Desde Outubro de 2020

Acesso gratuito na plataforma Google Arts&Culture.

Como o México abraçou o Brasil

Quando recebeu a Copa do Mundo de 1970, o México já era praticamente um especialista em grandes eventos esportivos, tendo recebido em anos anteriores duas edições dos Jogos Centro-Americanos e do Caribe (1926 e 1954), os Jogos Pan-Americanos (1955), o II Campeonato Pan-Americano de Futebol (1956) e os Jogos Olímpicos de 1968. Em todas essas competições, a torcida Mexicana se notabilizou pelo comportamento amistoso e por aplaudir competidores de todos os Países.

Mas nada se comparou à recepção mexicana à Seleção Brasileira em 1970. Nesta exposição virtual, apresentamos a história de como o México abraçou o Brasil e acabou contribuindo para a campanha inesquecível que levou ao tricampeonato e à conquista definitiva da Taça Jules Rimet. Anos depois do torneio, vários mexicanos nascidos na década de 1970 ostentam nomes que fazem homenagem aos nosso craques, como Jair, Edson e Paulo César.

A exposição apresenta também depoimentos de jogadores da Seleção sobre a receptividade dos mexicanos.

Acesse a exposição

Ficha técnica

Curadoria e textos
Ademir Takara, Camila Aderaldo

Pesquisa e metadados
Ligia Dona, Dóris Régis

Colaboração
Daniel Magnanelli, Diego Sales, Jamil Hussein Jaber Neto, Leandro Watanabe, Marcus Ecclissi

Montagem
Camila Aderaldo

Revisão
Daniela Alfonsi

Tradução
Camila Aderaldo

Tratamento de imagens
Hugo Takeyama e Lucas Guedes

Skip to content
Governo do Estado de SP