EXPOSIÇÃO VIRTUAL

Tempo de Reação - 100 anos do goleiro Barbosa

Desde abril de 2022

Craque do Vasco e da Seleção Brasileira, Moacyr Barbosa foi um dos maiores goleiros da história do Brasil. Lutou dentro e fora de campo contra uma narrativa racista, que por muitas vezes, foi uma barreira para o seu reconhecimento. Esta exposição virtual expande a mostra realizada no Museu do Futebol, de junho de 2021 a janeiro de 2022, em celebração ao centenário de Barbosa e sua grande trajetória.

Desde Abril de 2022

Acesso gratuito na plataforma Google Arts&Culture.

Uma homenagem aos goleiros

Imagem da exposição temporária "Tempo de Reação" sobre o goleiro Moacyr Barbosa

Em 2021, a posição de goleiro completou 150 anos desde sua criação. E para celebrar e homenagear aqueles que usam a Camisa 1, o Museu do Futebol realizou a exposição temporária “Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa”, centrada na história do grande arqueiro Moacyr Barbosa.

Um ano após o seu centenário, o Museu expande esta mostra e disponibiliza uma exposição online no Google Arts & Culture sobre a trajetória do craque, propondo ainda uma reflexão sobre o racismo no Brasil.

São apresentados textos sobre as várias passagens de sua carreira profissional e trajetória particular, além de fontes inéditas ou pouco conhecidas como: fotografias de seu acervo pessoal, trechos de uma entrevista concedida por ele em 1984, e um fragmento da entrevista que o Centro de Referência do Museu do Futebol realizou com sua filha adotiva, Tereza Borba.

Acesse a exposição

Curadoria e textos
Renata Beltrão e Olga Bagatini

Pesquisa, metadados e colaboração geral