/governosp
A partir de 1º de julho a Praça Charles Miller se transforma uma verdadeira Praia de Paulista, com quatro quadras de areia para prática de futevôlei e beach tennis e uma grande arena central onde serão realizados torneios oficiais das duas modalidades – e o que é melhor: o público está liberado para trazer seus coolers e curtir o passeio com seu próprio pic-nic. Toda a programação será gratuita e segue até 30 de julho sempre de terça a domingo. Serão 4.200 metros quadrados com o objetivo de promover o lazer, o bem-estar e a conscientização sobre sustentabilidade durante o mês de férias. O projeto é realizado em parceria entre a Goolaço e o Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
A arena central tem capacidade para mil pessoas, entre espectadores – moradores da cidade e turistas – além de praticantes dos esportes de praia, amadores ou profissionais. É nela que vão acontecer o Campeonato Paulista de Futevôlei, o Circuito Paulista de Clubes de Futevôlei, o Campeonato Paulista de Clubes de Beach Tennis e o Circuito Paulista de Beach Tennis – Etapa Praia de Paulista – veja informações abaixo. O espaço será acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
A população em geral também vai poder curtir a prática de esportes na areia nas quatro quadras comunitárias, que vão funcionar de terça a domingo, das 9h às 17h, mediante agendamento pelo site www.praiadepaulista.com.br a partir de 15/6, ou diretamente no local, de acordo com a disponibilidade. Para quem quer aprender um dos esportes ou melhorar a técnica, haverá também clínicas com acompanhamento de profissionais.
Nessas 4 quadras, além da prática pelo público em geral, em datas específicas, também haverá festivais amadores e que poderão ser assistidos pelos presentes. Ao todo, serão 26 dias de atividades, sempre de terça a domingo, das 9h às 17h.
Sustentabilidade ambiental
O projeto “Praia de Paulista” foi pensado para ser ambientalmente sustentável. Por isso, haverá quatro bebedouros disponíveis para o público se abastecer gratuitamente com água potável, levando suas próprias garrafinhas ou copos reutilizáveis. Assim como numa praia de verdade, as pessoas são estimuladas a levar seus coolers com bebidas e alimentos para consumir no local. Haverá contêiners para separação do lixo, que será tratado por uma empresa especializada. O material orgânico será destinado a compostagem, os recicláveis para empresas com crédito de logística reversa e apenas o que realmente não for aproveitável para incineração ou aterros sanitários regulares.
A Braskem como patrocinadora principal do Praia de Paulista, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, apoiou a iniciativa para que o projeto tivesse a sustentabilidade ambiental incorporada. Confira o hotsite da Braskem.
SERVIÇO
Praça Charles Miller, S/N° Pacaembu, São Paulo, SP
1º (sábado) a 30 (domingo) de julho de 2023
De terça a domingo, das 9h às 17h
GRÁTIS
Agendamento para uso das quadras: presencialmente ou por meio do site www.praiadepaulista.com.br em funcionamento a partir do dia 15/06/2023
CALENDÁRIO DE COMPETIÇÕES
Campeonato Paulista de Futevôlei – 1, 2, 7, 8 e 9 de julho
Circuito Paulista de Clubes – 15 e 16 de julho
Desafio de Beach Tennis – 22 e 23 de julho
Campeonato Paulista Juvenil de Beach Tennis – 28, 29 e 30 de julho
Uso livre das quadras pelo público geral – De terça a domingo, entre 1 e 30 de julho, das 9 às 17h
PATROCINADORES E PARCEIROS
O Praia de Paulista conta com patrocínio da Braskem, da TCL e do Pinheiro Neto Advogados, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Cacau Show, Tirolez, Itaquadra, Fitch Ratings, Engeform, Guaraní, Vet BR e Parmalat WheyFit são patrocinadores por meio da Programa Paulista de Incentivo ao Esporte. O projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e é uma realização da Federação Paulista de Tenis, Federação Paulista de Futevôlei, do IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, Organização Social gestora do Museu do Futebol – instituição da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, do Ministério do Esporte e do Governo Federal.