EXPOSIÇÃO ITINERANTE

CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol

A partir de 28 de janeiro de 2023

Mais que uma exposição, um manifesto pela igualdade! Depois de ter sido vista por quase 200 mil visitantes no Museu do Futebol, em São Paulo, a exposição “CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol” chega a Araraquara apresentando a história de resistência das mulheres brasileiras no futebol.

Data
De 28/01/2023 a 16/04/2023

Local
ARARAQUARA
Biblioteca Municipal Mário de Andrade – Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro

Exposição encerrada.

Ingressos
Gratuito

Hora da virada!

No jogo de futebol, um contra-ataque ocorre quando um dos times recupera a posse da bola e avança rapidamente em direção ao gol, sem deixar espaço para a armação da defesa do time adversário. Essa jogada extremamente emocionante foi a metáfora escolhida para narrar a trajetória do futebol feminino na exposição “Contra-Ataque! As Mulheres do Futebol, que chega a Araraquara depois do sucesso da mostra na capital paulista em 2019. 

A mostra itinerante, que tem curadoria das pesquisadoras Aira Bonfim, Silvana Goellner e Lu Castro, além da ex-jogadora e atual dirigente da CBF Aline Pellegrino, ocupa o térreo e primeiro andar da Biblioteca Municipal Mário de Andrade. Nela, é apresentada a história de resistência das mulheres brasileiras que foram proibidas por Lei de jogar bola, entre 1941 e 1979, e driblaram as dificuldades para manter o esporte vivo como sonho de mulheres e meninas das gerações atuais. 

Imagem da exposição Contra-Ataque em Araraquara

Além de saber como as mulheres brasileiras deram um jeito de continuar jogando mesmo sob a proibição – por exemplo, em partidas disputadas como atrações de circo, os visitantes também podem ver como a modalidade começou a se desenvolver depois que a proibição caiu, em 1979, e especialmente após a regulamentação, em 1983, com muita precariedade e falta de apoio até o final da década de 2010. 

Há ainda um apanhado de frases preconceituosas publicadas pela imprensa e vistas nas redes sociais até hoje sobre mulheres que jogam bola. Na instalação audiovisual, as frases são reescritas para deixar de fora palavras negativas e preconceituosas. E uma coleção de jogadas incríveis mostra o jogo bonito desenvolvido por mulheres apesar das adversidades, deixando claro o que a modalidade poderia ser hoje não fossem as décadas de proibição e falta de apoio.   

Imagem da exposição Contra-Ataque em Araraquara

Homenagem a Araraquara e à Ferroviária

A edição itinerante de “CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol” faz também uma homenagem a Araraquara e à Associação Ferroviária de Esportes, que por muito tempo foi o único clube brasileiro a investir de maneira consistente no futebol de mulheres. A equipe feminina foi estabelecida em 2001, muito antes de a FIFA exigir dos clubes que disputam campeonatos oficiais que mantivessem times de mulheres.  

Um grande painel da exposição é dedicado a contar essa história, com informações inéditas sobre a presença de mulheres jogando bola na cidade nas décadas de 1970 e 1980 com as equipes Mazaroppi, nome do dono de uma oficina local que passou a promover preliminares femininas e fomentar a criação de outras equipes entre as cidades da região. 

Por fim, o público pode ver de perto o troféu da Libertadores Feminina conquistada pelas Guerreiras Grenás em 2015, além dos uniformes de 2014 e de 2004, este último ano em que a equipe foi campeã paulista pela primeira vez. 

Galeria

Ficha técnica

Curadoria
Aline Pellegrino, Aira Bonfim, Lu Castro, Silvana Goellner

Coordenação de produção
Melissa Barbosa

Expografia
Ricardo Amado

Comunicação visual
Rafael Simões

Construção expositiva
Refaz

Leitura das cartas
Antônio Fagundes e Patrícia Pillar

Impressões comunicação visual
Imagem Comunicação Visual

Projeto de acessibilidade
INCLUA-ME Arte e Cultura para Todos

Revisão textual
Armando Oliveira

Projeto contra incêndio
ARQ IN OFF

Montagem audiovisual
Cristiano Fukuyama

Pebolim
Fyn Cenografia

22/02/2023

CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol

A exposição "CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol", realizada em nossa sede em 2019, ganha uma versão itinerante para circular pelo interior de São Paulo contando a história de resistência do futebol de mulheres no Brasil.
Skip to content
Governo do Estado de SP