
A exposição temporária Vozes da Várzea, que esteve em cartaz na Sala Osmar Santos de 29 de novembro de 2024 a 27 de abril de 2025, foi um sucesso. E a mostra rendeu uma itinerância: dessa vez em uma parceria entre o Sesc SP e o Museu do Futebol.
O formato em cartaz no Sesc Campo Limpo, localizado na Zona Sul da capital, revisita elementos da exposição homônima, em um recorte especial para o território do Sesc Campo Limpo e da Zona Sul, berço de inúmeros times de várzea na capital paulista. São imagens da região, camisas da Copa SESC, instalação com os depoimentos audiovisuais e fotos registros do acervo em totens bidimensionais, que celebram a cultura popular do futebol amador paulistano.
Mais do que um esporte ou uma brincadeira, o futebol de várzea movimenta o território no qual está inserido. Incide nas economias locais, conecta-se à cultura, por meio de campeonatos, festas populares, escolas e rodas de samba, assim como desperta o espírito de pertencimento na população. Torcidas não faltam.

Zé Barretta
A exposição Vozes da Várzea foi originalmente realizada pelo Museu do Futebol em sua sede, no Estádio do Pacaembu, com curadoria de Alberto Luiz dos Santos e Diego Viñas, abordando diversos aspectos e olhares pela resistência do futebol de várzea, que mantém viva a magia comunitária.

Zé Barretta
A visitação é gratuita e ocorre de terça a sexta (12h às 21h) e sábado, domingo e feriado (10h às 19h).
O Sesc Campo Limpo fica localizado na Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120, Campo Limpo.


