Nelson

  • Nelson da Conceição
  • O Chofer
Atuação
Goleiro(a)
Nascimento
12/08/1899
Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Brasil
Morte
24/04/1942
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Goleiro revelado pelo Paladino F.C., do Rio de Janeiro, mas foi pelo C.R. Vasco da Gama que se consagrou, conquistando os Campeonatos Cariocas da 2ª Divisão (1922) e 1ª Divisão (1923). Além disso foi o primeiro goleiro negro das Seleções Carioca e Brasileira, e por esta foi campeão da Taça Rodrigues Alves (1923). Chamado de "Chofer", era uma referência à sua profissão, motorista. Faleceu aos 42 anos e foi enterrado no Cemitério São Francisco Xavier.

Clubes e Federações

Quando Onde Atuação
1919-1928 Vasco da Gama Goleiro(a)
1929 Bangu Goleiro(a)

Textos

Primeiro goleiro negro a ser campeão carioca e jogar pelas Seleções Carioca e Brasileira, tudo isso em 1923.

Começou no Paladino F.C. aos 15 anos, depois jogou pelo Engenho de Dentro A.C., pelo qual foi tricampeão da Liga Suburbana (1916, 1917 e 1918). Por isso foi contrado pelo C.R. Vasco da Gama em 1919, para ser titular. Em 1922, ao lado de outros craques provenientes de times suburbanos, (essencialmente pobres, brancos e pretos), conquista o Campeonato Carioca da 2ª Divisão, e a promoção à 1ª Divisão. Que também é conquistada em 1923 e nelson é considerado o melhor goleiro da competição. Não por acaso acaba convocado pela Seleção Carioca para a disputa do Campeonato Brasileiro de Seleções, ficando com o vice. Na sequência também foi convocado pela Seleção Brasileira para a disputa do Campeonato Sul-Americano. Apesar do Brasil ter terminado em último, com três derrotas, Nelson foi muito elogiado. E não voltou sem troféus, já o selecionado ganhou a Taça Rodrigues Alves e a Taça Brasil-Argentina, contra Paraguai e Argentina, respectivamente.

A vitória vascaína causou uma crise dentro da Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMDT) e os times de elite fundaram uma nova entidade, a Associação metropolitana de Esportes Athelticos (AMEA). O Vasco permaneceu na LMDT e foi bicampeão carioca, com Nelson no gol.

Em 1928 o goleiro jogou no Syrio e Libanez A.C. e no ano seguinte foi para o Bangu A.C.. Mesmo assim continuou ligado ao Vasco, pois era sócio do clube cruz-maltino. Após pendurar as luvas tornou-se técnico do Engenho de Dentro.

Faleceu aos 42 anos, após longa internação no Hospital Gafree Guinle - custeada pelo Vasco - e foi enterrado no Cemitério São Francisco Xavier.

Skip to content
Governo do Estado de SP