Flâmulas

Oficina

mão segurando flâmula

Flâmulas são bandeiras comemorativas que antigamente eram usadas para celebrar e/ou divulgar qualquer tipo de evento, seja ele esportivo, político, religioso ou festivo. Ficaram mais conhecidas através de sua utilização nas divulgações das primeiras Copas do Mundo de Futebol nos anos 30. 

Atualmente não são mais tão presentes, mas ficaram marcadas na memória de muitos amantes do futebol. Vamos confeccionar a nossa também? 

Para a realização da oficina é necessário ter: 

  • 1 palito de churrasco 
  • Barbante 
  • Folha impressa com molde da flâmula (clique aqui) 
  • Cola branca líquida 
  • Tesoura sem ponta 
  • Material de desenho e pintura (ex: lápis preto n°2, lápis de cor, canetas hidrográficas, giz de cera, etc)

 

Modo de fazer:  

Passo 1 –Para começar, recorte o formato da flâmula seguindo o traçado na folha. Disponibilizamos um arquivo para baixar e imprimir a flâmula (clique aqui).

Materiais para fazer uma flâmula em casa

Passo 2  O topo da flâmula é a parte reta do triângulo. Para termos a sustentação com palito e barbante, faça uma linha reta com a distância de um dedo da base. Use um lápis para deixar esse espaço livre para os próximos passos.

Passo 3 – Agora é a hora de soltar a criatividade! A flâmula é um objeto de coleção e símbolo do seu time do coração (ou de qualquer outra coisa que você goste). Que tal criar uma flâmula que seja só sua? Deixamos esse desafio com você.

Como fazer uma flâmula em casa

Passo 4 –Depois de esboçar o desenho ou escudo, use seus materiais de colorir para deixar sua flâmula mais vibrante. Não esqueça de escrever o nome do seu time!

Como fazer uma flâmula em casa

Passo 5 Corte o seu palito de churrasco para fazermos a sustentação da flâmula. Ele precisa ser maior que o tamanho da base da flâmula.

Como fazer uma flâmula em casa

Passo 6 – Utilize a marca que você fez na etapa 3 e passe um pouco de cola branca nesse espaço. Posicione o palito e o enrole com a parte de papel que o corresponde. É necessário segurar com as mãos por alguns minutos para que a fixação seja a melhor possível. 

Como fazer uma flâmula em casa

Passo 7 –  Corte o barbante no tamanho de 30cm para amarrar no palito de sustentação da sua flâmula. Amarre bem firme o barbante em cada extremidade dos palitos. 

Como fazer uma flâmula em casa

Pronto, agora você tem a sua própria flâmula, um objeto de decoração único que representa tão bem o nosso esporte. Além do futebol, que outros temas poderíamos trabalhar nas flâmulas?  Compartilha com a gente nas nossas redes sociais com a #EducativoMuseudoFutebol! 

Skip to content
Governo do Estado de SP