Futebol de botão adaptado

Oficina

futebol de botão

Você conhece o futebol de botão? É um esporte 100% brasileiro e há boatos que já se praticava este jogo nos anos 20 no Pará. O primeiro livro de regras oficial surgiu em 1930 no Rio de Janeiro pelo músico e publicitário Geraldo Décourt. No início, este jogo era praticado com botões de roupas e, somente nos anos de 1950, foi substituído por fichas de cassino, formato muito parecido com os botões usados hoje em dia. 

Naquela época, o jogo tinha outro nome, “Celotex”, que era dado por ser o material que eram confeccionadas as mesas. Com a popularização da prática, cada região desenvolveu suas próprias regras e apenas em 1988 foi reconhecido como esporte pelo Conselho Nacional de Desporto. 

Nesta oficina, iremos resgatar um pouco da origem do futebol de botão, adaptando este esporte com botões de camisa, tampinha, caixinha de fósforo etc. Use a sua imaginação e crie os jogadores com os materiais que tiver em casa. De forma simples podemos brincar de futebol de botão, podendo ser jogado em qualquer superfície lisa, sendo mesa, tampo de vidro ou até mesmo no chão. Você este preparado para esta partida emocionante? 

Para a realização da oficina é necessário ter: 

  • Cola branca  
  • Fita crepe 
  • Folhas de sulfite 
  • Tesoura  
  • Caneta  
  • Lápis de cor, canetinhas, tinta e etc. 
  • Fita adesiva  
  • Botões de camisa e/ou tampinhas de garrafas diversas 
  • Caixinha pequena como caixinha de fosforo, porta treco etc. 

Modo de fazer:  

Passo 1 –Para iniciar a confecção do jogo, separe os materiais escolhidos para desenhar, colar e personalizar os times

Passo 2   Com os botões e tampinhas em mãos, iremos confeccionar os nossos futuros jogadores de futebol. Posicione os botões ou tampinhas em cima da folha de sulfite e utilize lápis ou caneta para fazer o molde e personalizar os seus jogadores.

 

Passo 3 –   Repita o passo anterior com as caixinhas para formar os goleiros dos times. 

Dica: Escolha a superfície que será o campo de futebol, sendo o mais lisa possível (como vidro) para facilitar os jogadores deslizarem por ela; 

 

Passo 4 – Com todos preparados para entrar em jogo, escolha um botão menor ou faça uma pequena bolinha de papel, e assim a bola estará pronta.

Dica: Para marcar as linhas do campo utilizamos fita crepe. Para o gol, utilizamos um gol de futebol de botão. Você também poderá usar palitos de fósforos para fazer o desenho do gol. 

 

Passo 5 Por fim, utilize da criatividade para criar as regras do seu jogo e se divertir! 

Dica: Conduzimos os jogadores dando pequenos petelecos com os dedos.

  

Skip to content
Governo do Estado de SP